quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Riga Debates 45- Casa Pia

Ola pessoal

Esta semana o debates vai ser ligeiramente diferente: Em vez de apenas lançar o tema, irei também dar a minha opinião.

Na passada 6f chegou ao fim (?) o caso Casa Pia com a condenação de todos os arguidos excepto da proprietária da casa de Elvas Gertrudes Nunes.
Estas foram as penas:

Carlos Silvino : 18 anos de Prisão Efectiva;

Carlos Cruz: 7 anos de Prisão;
Manuel Abrantes: 5 anos e 9 meses de prisão;
Jorge Ritto: 6 anos e 8 meses de prisão;
Ferreira Diniz: 7 Anos de Prisão;
Hugo Marçal: 6 anos e 2 meses de prisão;
Gertrudes Nunes: Absolvida.

Aqui no blog, nunca falei neste caso, mas agora que é conhecida a sentença, vou dar a minha opinião. Não se trata de crucificar ou não, de perseguição ou não, mas no fundo considero justa a sentença, possivelmente até terão existido atenuantes na atribuição das penas, como o cadastro, ou mesmo algumas impercisões, mas espero sinceramente que transite em julgado e que efectivamente se cumpram as penas.

Eu não alinho da teoria de alguns dos advogados, que existiu manipulação das situações, que tudo foi um plano para entalar gente mais ou menos conhecida, só que desta vez, teve-se em conta a palavra das vitimas já que quantas vezes em casos de pedofilia e abuso de menores, ninguém leva a sério quando uma criança se queixa, que tudo não passa  da imaginação da criança, que fulano X seria incapaz de uma coisas dessas.

E isso voltou a acontecer neste caso: desde quanto uma figura pública, o Sr Televisão seria capaz de uma coisas destas, ou o provedor da própria instituição, ou um médico famoso que tratava as crianças da instituição, ou 1 ex embaixador, ou 1 advogado.Claro que no meio disto tudo o motorista da Casa Pia que tinha sido abusado em criança era o único que parecia ser credível a ter um comportamento destes.

Alias os advogados das pessoas mais importantes tentaram sempre jogar com isso, Carlos Silvino foi sempre o peão pronto a ser lançado á fogueira, mas esqueceram-se que era quem menos tinha a perder depois de ter confessado os crimes, e acabaram por ser todos "queimados".

Já mais para o fim do processo, Carlos cruz  criou um site onde rebatia as acusações que pendiam sobre si,  usou a sua imagem perante o público para tentar conquistar simpatias.Eu, como provavelmente muita gente, também fui ver o site e o que lá estava ,e aquilo é o normal de quem se tenta defender.

Mas algo curioso tem acontecido desde a leitura da sentença,Carlos Cruz nas sua várias intervenções, quer na conferencia de imprensa, quer na televisão, tem tido atitudes que só o incriminam mais; ontem no jornal I vinha uma noticia que dizia que Carlos Cruz ia revelar no seu site uma lista de 200 nomes de pessoas envolvidas no escândalo Casa pia, e entre esses nomes supostamente estarão lá: um antigo Presidente da República, ex-lideres do PS, PSD e CDS e dois actuais líderes partidários,ainda antigos internacionais da selecção nacional de futebol, conhecidos actores de televisão e teatro, uma grande figura da televisão nacional, antigos chefes de forças policiais e conhecidos advogados.

Ora mandar estes nomes assim para a praça pública com tanta insinuação( ele que disse que existiam mais figuras públicas envolvidas) das 2 uma: ou quer arrastar mais alguém com ele, ou está a entalar-se a ele próprio demonstrando que para saber que essas pessoas lá estavam......supostamente ele também teria que estar

Agora seguir-se-á a fase dos recursos, iremos ver quando se confirmará e fazerá justiça.

Que acharam do final deste caso?

Fiquem bem que eu também até amanha

2 comentários:

Dezperado disse...

Acho dificil qualquer um de nós comentar as penas, visto desconhecermos as provas que levaram às acusações...Podemos especular sobre o que nos é vendido pela comunicação social, mas não passa disso mesmo.

Riga/V-1-Boy disse...

dezperado

e a ideia é comentar isso mesmo, porque fora fontes ligadas ao processo(aquilo que o carlos cruz anda a fazer no site é crime), ninguem irá ter acesso ao processo( a nao ser que o conteudo no site do conselho superior de magistratura esteja acessivel a qualquer 1 e mesmo assim muitos podem ler aquilo mas não entender devido aos termos utilizados)