segunda-feira, 17 de outubro de 2011

curso e governo

Olá pessoal



Bem e neste ultimo fim-de-semana tive a ultima aula do curso antes do teste. Já sei o que eu vou sair, são menos módulos, mas algo me diz que vamos ter algumas rasteiras, por isso é melhor dar uma revisão.




Também no sábado tivemos a manifestação dos cromos da geração à rasca, como já disse não concordo com certas atitudes deles, nem com certos grupos que os apoiam.

É que apesar de já estar prevista, sucitou ainda mais curiosidade devido às medidas de austeridade do governo no orçamento de estado do proximo ano.

Ponto assente: eu sei que as  medidas são duras, mas são necessarias, e deviam ter começado a ser feitas mais cedo, para não ter de ser tudo de uma vez, infelizmente o povinho português estava muito mal habituado e só sabe gritar pelos direitos e esquece-se dos deveres.  E agora acham que que é com greves e manifestações que o pais anda para a frente. Eu sei que alguns partidos e os sindicatos estão determinados em fazer do nosso pais a Grécia seja em termos de greves seja de tumultos, mas neste momento o que o nosso pais precisa é de união   e de quem ajude a produzir sem olhar apenas para o seu umbigo








Fiquem bem que eu também, até amanha

23 comentários:

Sophie disse...

Olá! De facto, concordo contigo. Eu acho mesmo que as pessoas só pensam no seu bem estar e estas medidas se não fossem aplicadas agora seriam aplicadas mais tarde e com maior severidade. Eu creio que se continuassemos com o outro governo estaríamos neste momento a ser vendidos aos chineses ou japoneses... e em vez de andarem a fazer manifestações se parassem para pensar um pouco, veriam que o que estão a fazer é uma autêntica treta e ainda vão gastar mais dinheiro do que se estivessem em casa! Cada vez convenço-me mais que o povo português não pensa... enfim! Que engraçado! :D Com certeza não me esquecerei de dar os parabéns ao teu blog! :D

Riga/V-1-Boy disse...

hayley

as medidas se tivessem começado a ser feitas em 2005, estas ou parecidas) teriamos crise, mas nao seria nada tao grave como a que estamos) a questao é simples sem o dinheiro da troika daqui a meia duzia de meses nao existiam nem slarios nem pensoes para ninguem, e para receberes o dinheiro da troika tens de tomar medidas que eles pedem.

mas repara eu até entendo a ideia dos tipos da manif( vou debater isso melhor na 4f), só nao concordo com a forma como eles o fazem, nem a ligaçao que eles fazem aos sindicatos( que para mim sao tao podres como alguns partidos)

Riga/V-1-Boy disse...

ah e quanto ao blog depois quando for a festa vais perceber.lol

Anónimo disse...

depois de ler tanta baboseira, pergunto-lhe o que e que o Sr. produz?

Riga/V-1-Boy disse...

sr anonimo( já ha muito tempo que andavam desaparecidos daqui) produzo tanto como os totos que querem uma greve geral, a diferença é que nao encho os bolsos como eles. é que apesar de estar desempregado, sei ver as coisas, percebo o que o pais precisa neste momento, e garanto que é de tudo menos greves gerais e de pessoal que só sabe olhar para o seu umbigo como grande parte dos que estavam na manif

Anónimo disse...

vou-lhe dar um exemplo, um agricultor gasta muitas coisas na produção (pesticidas, mão de obra, combustível para maquinas, desgaste de maquinas, entre outras coisas...) e ao fim ao cabo vende o produto final por o uma ninharia. Acha que continuava a produzir? E o produzes!

"infelizmente o povinho português estava muito mal habituado e só sabe gritar pelos direitos e esquece-se dos deveres!"

-
Que deveres fala? Pagar os impostos? Limpar o quintal para evitar incêndios do verão? Por favor responda-me que não entendi essa afirmação.

Anónimo disse...

quem ganha com as graves gerais não são os trabalhadores, mas sim o estado porque, os que fazem greve não recebem nesse dia.

eu comento como anónimo porque não tenho blogue, qual e a diferença de comentar como anónimo ou de comentar como zé, Maria, Manuel...

Riga/V-1-Boy disse...

que deveres falo? os deveres de qualquer trabalhador, assiduidade, fazer as coisas a tempo e horas, ou seja ser um trabalhador produtivo, mas hoje em dia só pensam nos direitos. sou licenciado e tenho de ganhar 1500 euros a trabalhar na minha area senao faço birra e cenas do genero.

quanto a isso dospequenos produtores, concordo que se recebe pouco, mas isso não é apenas cá.


pois é bom para o estado e para os patroes que nao pagam e tal, mas e para quem nao se reve no objectivo da greve ou nao quer fazer? é quem faz greve que o vai fazer chegar a horas ao trabalho? é quem faz greves que vai tomar conta dos filhos se as escolas tiverem fechadas e nao tiverem onde os deixar?é quem faz greve que lhes vai pagar os transtornos?

Anónimo disse...

"que deveres falo? os deveres de qualquer trabalhador, assiduidade, fazer as coisas a tempo e horas, ou seja ser um trabalhador produtivo, mas hoje em dia só pensam nos direitos. sou licenciado e tenho de ganhar 1500 euros a trabalhar na minha área senão faço birra e cenas do género."

E com razão, uma pessoa passa anos a estudar uma área e não arranja trabalho nessa ária. Culpados? Estado! Se no ano em que começou a estudar, o ministério fechasse o curso porque não havia empregabilidade essa pessoa tinha de escolher outro curso em que houvesse! Mas não se passa assim! Agora imagina o Rui com uma licenciatura a trabalhar uma caixa de supermercado siga la se não se sentiria frustrado?


quanto ao ultimo tópico, o objectivo da greve e esse mesmo! Provocar o caos

Riga/V-1-Boy disse...

caro anonimo

eu felizmente tenho tirado formaçoes em varias areas, assim nao estou tao dependende de uma area. e quanto a ser caixa de supermercado, eu ja fui e até era engraçado acredite.

pois provocar o caos, se fosse voce a pagar do seu bolso os transtornos dos afectados ja nao dizia isso, mas eles devem de fazer greve a uma 6f para fazer fds prolongado.é pena é deixarem os sindicalistas mandarem no pais e encherem os bolsos( para alem de seguir a voz do dono pcp no caso do carvalho da silva) á pala de quem realmente trabalha

Riga/V-1-Boy disse...

e sim o estado é que tem sempre a culpa de tudo, se o curso nao tinha empregabilidade,a culpa é de quem seguiu esse curso mesmo sabendo que nao levava a lado nenhum

Anónimo disse...

"eu felizmente tenho tirado formaçoes em varias areas, assim nao estou tao dependende de uma area. e quanto a ser caixa de supermercado, eu ja fui e até era engraçado acredite."

Formações? Formações das novas oportunidade e uma licenciatura vai uma grande distancia! Quanto anos a estudar para esses formações?

"e quanto a ser caixa de supermercado, eu já fui e até era engraçado acredite." - ninguém esta a dizer que não seja engraçado, mas acredito que o Rui percebeu o que eu diz dizer.

"pois provocar o caos, se fosse voce a pagar do seu bolso os transtornos dos afectados ja nao dizia isso"

Afectados? a greve é geral! que não fizer greve e porque concorda com isto e tem mais e que se sentir afectado!

"e sim o estado é que tem sempre a culpa de tudo, se o curso nao tinha empregabilidade,a culpa é de quem seguiu esse curso mesmo sabendo que nao levava a lado nenhum"

O outro post dizia que tem tirado varias formações, e continua desempregado? Então a culpa e sua, que "seguiu essa formação mesmo sabendo que nao levava a lado nenhum",

PS: Não sou comunista

Riga/V-1-Boy disse...

quem disse que sao formaçoes das novas oportunidades, para que saiba eu tenho o 12º ano e ja tentei entrar na universidade, o que infelizmente nao consegui.

mas tenho formaçao de informatica, comtabilidade, marketing e atendimento a clientes, neste momento estou a concluir uma tecnico auxiliar de farmacia que é um complemento a uma outra que ja tirei anteriormente. e digo-lhe que excepto a de marketing foram todas tiradas com dinheiro do meu bolso. fora isso tive numa de tecnico de topografia que tive de abandonar por motivos de saude.

eu com estas formaçoes tenho inumeras areas a que me posso candidatar a trabalhos e é isso que tenho feito, nao tenho tentado apenas numa area, tenho tentado em varias e irei aporveitar a primeira oportunidade que tiver

Anónimo disse...

de facto o pais tem muito mais licenciados do que aquilo que precisa, mas tem falta das profissões tradicionais. Mas e agora os que já tem o curso feito estiveram a estudar para nada?

Sílvia disse...

Uma pessoa que precise de dinheiro, tenta arranjar trabalho. A minha irmã é licenciada, quis ser professora, agora trabalha na área da restauração. Se custa trabalhar numa área que não é aquela para qual estudámos tantos anos? Pois claro que custa. Mas custa muito mais ter as contas para pagar e um filho para criar e não ter dinheiro para fazer essas coisas.

Pantomineira disse...

O tema é polémico e tenho pouco tempo para vir aqui dar a minha opinião. No entanto dou-te um pouco de razão mas não deixo de discordar contigo. Primeiro falo no meu caso particular.. que tu já conheces até porque no facebook tenho manifestado a minha opinião. tirei um curso numa Universidade há 20 anos.. não havia Bolonhas, não Havia oportunidades, formações eram pagas do MEU bolso, tirei mestrado SEM Bolonha e hoje vejo-me com emprego ( Graças a Deus!) nunca soube o que era um mini concurso, um recibo, um contrato...porque ao terceiro ano que dava aulas estava efectiva. Agora sinto-me injustiçada porque ao fim de 20 anos a trabalhar vejo-me sem subsídios de Natal e Férias, carreira congelada, promoções congeladas, independentemente de ser boa ou má profissional ( de que me tem valido nestes últimos 4 ou 5 anos receber um EXCELENTE na minha avaliação??) Ganho menos 200€ de há dois anos para cá e antes do Sr. Corrupto-mor ir estudar para Paris ( sim os bandidos não estão cá para ser julgados pelos crimes que cometeram...Vale e Azevedo, Varas, Fernando Gomes, Dias Loureiro...e a lista é interminável.. que levaram o país à ruína...mas não pagam e nem julgados são- A justiça é feita por ricos e PARA RICOS) QUE CULPA TENHO EU..tenho as minhas contas em dia, não tenho um crédito e vejo-me obrigada a pagar uma dívida dos que por aí se passearam entre subsídios e desvios de dinheiro? Hoje quem ganha mais de 1000€ é rico? Para ter tantos impostos?

Pantomineira disse...

Eu gasto 70€ semanais só para gasolina e portagens para ir trabalhar! E o resto? Não como? Não me visto? Não pago as contas correntes? É fácil falar e melhor criticar.. sentado no sofá! E isto aplica-se ao meu companheiro que se levanta diariamente às 6h30m da manhã até às 9h da noite e que neste orçamento viu uma taxa de 49% do vencimento cortada...por algum motivo não estou casada para não ter que pagar ainda mais! Não sou a favor de cartolinas mas sou a favor de uma enorme revolução sem cravos...e como sabes...já o disse anteriormente isto vai chegar a um ponto que a bolha rebenta! Eu vi o que se passou os dias que estive em Londres.. não foi por ter sido morto um jovem.. isso é pretexto...isto vai espalhar-se pelas capitais e não tarda muito. Enquanto a corja que nos governa la estiver vai ser isto.. cada um trata dos seus interesses e quando a coisa fica preta.. uns vão para Angola outros para Bruxelas.. e o povinho que pague. O ano passado retiraram-me do vencimento 150€ este ano vão tirar mais...achas que não é revoltante? Trabalho há 20 anos! Já ganhei líquidos 2.500€...conseguia aguentar o barco e não tenho vivenda de luxo nem off-shores... ao rapaz estão a dever-lhe dinheiro desde o ano passado..não que faça real diferença mas faz...as medidas são necessárias.. ok.. mas que sejam todos a pagar a fatura.. não sempre os mesmos! Por acaso sou uma pessoa de sorte que só mesmo um milagre me tira o trabalho, não são cartas anónimas, não são telefonemas para a Escola a dizer que tenho dívidas... porque basta ir às Finanças e está lá tudo bem declarado e pago. Sabes que o imposto do meu carro custa custa 186€ e tem 2 anos! Ainda consigo pagar as minhas despesas.. mas a continuar assim já não sei! Sei que sou uma pessoa que não gasta o que não tem.. tinha cartões de crédito com um plafond razoável .. sabes o que lhe fiz.. entreguei.. quem não tem dinheiro não tem vícios! Mas não sou de ficar parada.. não alinho em cursecos que em nada me trazem. Se hoje um licenciado é garantia de desemprego para que perder o meu tempo?? Agora pagar dívidas da Madeira.. alto e pára o baile! Se for preciso vou para a rua e vou mesmo mas não vou de cartolina...Aguardam-se tempos difíceis.. mas até à data e volto a repetir NÂO me afectaram no geral.. ganho menos, gasto menos mas não abdico ainda de certos vícios..afinal os subsídios para que me serviam? Comprar mais um para de calças? Comprar um Ipad novo?

Pantomineira disse...

Estas medidas pecam pelo tardio porque o corrupto -mor fazia acreditar que vivíamos num país das maravilhas e só quem acreditava nisso ia fiado! Nunca acreditei nele nem em nenhum político seja de direita ou de esquerda...por alguma coisa não voto! E cá em casa o lema é o mesmo.. independente de quem ganha tenho de trabalhar! Revolto-me dos que vivem à custa dos meus impostos.. e como diz o anónimo.. antes de entrar na faculdade que se informem das saídas do curso... se tiram um curso de sociologia ou psicologia ou relações públicas, estão à espera de quê? Entraram com que média para a faculdade?? Quem é bom safa-se sempre! Isso te garanto! Quem vês na manif? Médicos? Engenheiros? Professores a contrato.. pois... andaram anos e anos a ter horários à porta de casa e agora querem as mesmas regalias dos que correram o país a ganhar tanto! Não tenho pena sinceramente! Quem se sujeita a trabalhar longe de casa? Quem se sujeita a pagar 70€ de gasolina todas as semanas para ir trabalhar? Pois é... é melhor ter 500€ ao fim do mês e estar em casa dos pais...mas eu saí de casa dos pais aos 23 anos! Ok tive sorte....tenho um companheiro que ganha um quinto a mais do que eu...tive a sorte de no final do curso ter carro e carta mas o meu trabalho assim o exigia! Tive uns pais que sempre me ajudaram a escolher o melhor e a não me resignar! não tenho culpa! Agora estas medidas castigam.. e castigam quem trabalha .. não os vagabundos ou cursecos tirados ao Domingo em privadas! Nunca na minha vida fiz greve! Agora baixem lá as cartolinas e acampamentos que indignados estamos todos.. não precisamos de meia dúzia de palermas a lembrar!
Olha no dia em que to digo: Vamos estar pior que a Grécia! É só ver por onde andou a Troika e ver o resultado! Medidas de austeridadesi mas para todos não para os que produzem e trabalham. haverá algum país civilizado onde se façam cortes monumentais na Saúde e Educação? Nem em Cuba onde ambas são gratuitas!
E muito mais haveria a comentar!

Pantomineira disse...

Outro à parte.. no mês de Setembro estive para trocar de carro e ficava em divida 2.000€ sabes o que fiz... um test drive.. o carro era lindo ( novo Civic).. viste fotos no facebook de certeza.. mas não...não troquei.. o meu carro está novo ( tem 2 anos-- 20.000Km) e não quero dívidas.. prefiro esperar um ano e comprar a pronto já que nenhum carro meu soube o que era uma inspeção...mas ia ficar a dever 2.000€ a que propósito? A mentalidade portuguesa é que está doente atafulham-se em créditos para tudo e para nada se meios de pagar! Nunca fui de férias a crédito, nunca comprei roupa a crédito...e sabes o que me disse o sr. do Stand.. está preocupada por ficar a dever 2000€ ( que tinha na altura mas não gosto de gastar tudo que tenho..) quando 90% dos carros que aí circulam nenhum está pago! Ora aí tens o retrato perfeito do tuga... tem gasta.. depois logo se vê! Prefiro ter um carro de 20.000€ mas meu e pago que um de 30 ou 40 por pagar! Por isso acho bem as medidas mas cobrem a quem as fez.. que eu trabalhei e produzi sempre sem dever nada a ninguém! E acredita que os Bancos estão cada vez menos a dar créditos e acho muito bem.. compram-se torradeiras a crédito...quando se recebe fica-se sem o vencimento! E não me venham com histórias...no Algarve os melhores hotéis estão sempre esgotados, viagens para lugares paradisíacos idem...Então a geração cartolina perde lá um concerto?Um festival de música? Não têm todos telemóveis caros, Iphones...pode ser que tenham de os vender para comprar uma lata de atum no Minipreço! A unica coisa que me revolta nas medidas é castigarem quem trabalha.. o resto são batatas!

Pantomineira disse...

Tirar cursos , formações para passar o tempo e distrair de casa não é o meu forte.. quando me meto numa formação sei à partida que dela vou tirar mais valia no trabalho ( seja paga ou paga!) não para passear nem para passar o tempo...coisa que muita gente faz. Ok sou de outro tempo e geração.. mas já muito tempo e não de 2005 que TODA a gente sabe que uma licenciatura sem ser num curso bom é garantia de desemprego! Não andei o ano todo anterior a fazer formação em Programas de Língua Portuguesa e Acordos Ortográficos se não soubesse que este ano iria precisar... não andei a tirar formações em TIC se não soubesse que este ano iria ter de aplicar o que aprendi...paguei.. se calhar não adiantou ( já que tudo está em modo congelado) mas hoje vou dar aulas e sei o que faço. Podia ter tirado formações em culinária, marketing, make-up em Kung Fu mas para quê? Se nada tem a ver com o que faço...è tudo muito bonito, tudo muito útil mas no fim pensa bem... estás preparado para tanta coisa e variada.. até hoje de que te serviu? Não seria melhor investires numa só área? ( estou a dizer-te como amiga!). Tens formação em atendimento a clientes.. nesta altura em que está tudo a fechar portas? Vais atender para onde? Não seria melhor em vez de tanta dispersão de formações fazeres uma específica que soubesse que terias saída? Sê sincero!

Riga/V-1-Boy disse...

tu sabes que a que tirei de atendimento era para trabalhar foi a tal do iefp que era supostamente para o dolce vita.

e nao serve, essa alias é uam das formaçoes que deu mais jeito porque serve para qualquer area em que vá trabalhar, porque aprendemos a lidar com os clientes e em tudo existem clientes sejam em lojas sejam em farmacias( até aqui temos em certa parte de vender os produtos que temos e nao apenas aviar as receitas)

Pantomineira disse...

Riga.. sê realista e não leves a mal o que te vou dizer...servir até podia servir noutros tempos. mas olha para ti.. tens 20 e tal anos, vives num país onde o lema é cortar, cortar, cortar....até à data tem-te servido para alguma coisa os CV que têm enviado??Pensa comigo?!Eu acredito que saibas atender, que saibas trabalhar numa farmácia mas o facto é que podes ser o melhor aluno da formação..mas em termos de resultados práticos..queres construir uma vida, queres sair ( o que é normal na tua idade) de casa dos pais...mas onde estás agora?Onde trabalhas? Não estou a querer ofender.. que se entenda mas a realidade é outra! Estamos e estaremos em recessão.. nestas alturas.. olhas para a história e verás o que acontece!

Riga/V-1-Boy disse...

tipo sirva, que nao sirva eu nao vou desistir, e vou continuar a procurar e enviar cvs até ter uma oportunidade para trabalhar seja no que for.

viste o coment da S?


ela fala da irma dela, que tem um curso superior e tudo o mais, mas que nao arranjou emprego na area dela nao desistiu e agora trabalha noutra area completamente diferente.



eu digo, eu nao vou desistir e até ter uma oportunidade em trabalhar em algo,mas digo t, nao me interessa quanto irei ganhar, o que me interessa é que por minimo que seja será ganho com o meu trabalho e isso é que me interessa conseguir arranjar trabalho. sei que as coisas estao dificeis, mas desistir nao é opçao