sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

teorias rigaboteanas 7 - lei do tabaco

ola pessoal bem no post de hoje vamos ter uma teoria rigaboteana ( a primeira de 2 que vou aqui fazer nos próximos dias) e hoje decidi abordar algo que foi muito polémico.........há um ano atrás: a lei do tabaco. bem como toda a gente já sabe esta lei entrou em vigor a 1 de Janeiro do ano passado e fez com que proibisse que as pessoas fumassem em espaços fechados a não ser que estivessem devidamente preparados para o efeito. na altura levou a muita confusão ( e multas). e qual foi o resultado prático desta lei? bem muita gente tentou optar pelo mais fácil, ou seja tentar ( ou deixar mesmo de fumar) e em números que vinham esta semana no jornal a venda de tabaco caiu cerca de 10%.. sinceramente não sei se é do tempo ou não mas já não se vê tanto aqueles aglomerados de pessoas as portas dos cafés e restaurantes a fumar. a questão que deixo é: têm notado diferenças no consumo de tabaco e se forem fumadores como é que esta nova lei vos afectou( se o afectou) fiquem bem que eu também até amanha

10 comentários:

Marina Pereira disse...

mau...já não percebo nada. Aqui á uns dias estavam a dizer que não foi pela lei mas a venda de tabaco não tinha baixado, agora vem no jornal isso...hum...tá certo :P .
Bem, a lei é muito bonita mas é sempre a mesma coisa.
Antes desta lei, andava eu na universidade, e proibiu-se o fumar no bar/cantina (dado que era demasiado pequena e além de que ficava no piso -1 o que impedia de ter janelas e de ter sistemas adequados), isto aconteceu no inicio do ano. Até aqui tudo bem, no entanto como começaram a ver que os fumadores vinham para a rua e bebiam o seu café nos cafés em frente(dado que a ERISA fica na zona industrial da matinha e na zona são logo uns 3 ou 4 cafés) a direcção da escola superior tratou de autorizar uma das "salas" (divisórias) para os fumadores(e logo a que ficava ao pé da cantina(ou seja da parte onde se servia as refeições). Agora pergunto eu, a "lei" estava para os não fumadores ou para o bolso dos que lucravam? Claro, para os que lucram com o negócio. Assim é a mesma coisa com esta nova lei :)
Beijos

Anónimo disse...

parece k aqgora aki á censura só proque disse k ñ comcordava com a mocita

Riga/V-1-Boy disse...

anonimo eu nao apageui comentario nenhum.lol

JoAnInHa disse...

Eu cá axo k isto ja foi meio esquecido...e que as pessoas continuam a fumar e cada vez começam mais novos...é uma triste realidade e ignorancia mas pronto!

Anónimo disse...

concordo com a joaninha

Anónimo disse...

Olá Caro Riga !
De vez em quando venho aqui comentar.. A primeira vez foi por causa daquele assunto dos professores :)

Ora bem, eu acho que esta mensagem que escreveste tem algum sentido.

Eu sou fumadora à cerca de dois anos, e esta lei, apesar de complicar um pouco a minha vida (e a dos outros fumadores também) quando temos, por exemplo, que nos dirigir à parte exterior de algum estabelecimento comercial para 'matar-mos' o vício, eu concordo com ela. Sim porque as pessoas não fumadoras têm o direito de nao suportar o fumo emitido por nós fumadores.
Além de ser nocivo para a saúde, cria um pouco de constragimento ver uma sala cheia de fumo, sem que se consiga respirar (caso das discotecas e bares, antes da lei entrar em vigor).

E concordo com o que disseste. isto beneficia os cafés e assim, que autorizam os fumadores a fumar dentro dos estabelecimentos.

Contudo, temos que ver que apesar de isto ser tudo óptimo e assim, as ruas andam vandalizadas. Para onde quer que olhemos vemos beatas pelo chão. Isto acontece porquê? Bem porque o Estado, em todo o seu esplendor, não pensa. Em vez de por por todas as ruas, e principalmente junto de estabelecimentos comerciais. Fica tudo um nojo, e acusam-nos de ser-mos poluidores. Ora bem, a culpa não é nossa.A culpa é de quem não instala cinzeiros ao pé destes locais.


E tu, meu caro Riga, que pensas disto ? Espero que respondas porque eu gosto de aceder a todas as opiniões :)

Abraço

Riga/V-1-Boy disse...

suponho que o ultimo anonimo que comentou foi quem da outra vez assinou como uma leitora atenta, bem é assim a lei deu a hipotese de instalrem aparelhos ou se fosse possivel dividir os estabelecimentos e ao contrario do que que dizes acho k não beneficiou os estabelecimentos que aceitam fumadores, isso foi uma escolha de cada 1.

quanto a falta de cinzeiros, bem não sei como queres resolver isso em zonas residenciais.

bem volta sempre

ps: não leves a mal mas eu prefiro que assinem sempre quando comentam como anonimos para evitar confusoes e eu saber quem comenta

Anónimo disse...

Meu caro Riga,

Sim sou a leitora atenta.

quando for eu , assino desta forma.

E ao contrário do que pensas, nao sei se por falta de informaçao, houve cafés e bares que benefeciaram com a lei sim. Eu trabalho num café|bar todos os dias, para alem de trabalhar, e apesar de haver mais uns quatro estabelecimentos em volta, somos os que temos mais clientela. Simplesmente porque temos uma dessas máquinas que 'sugam' o fumo, e por lei, podemos dizer que somos um bar de fumadores.
Eu propria agradeço ao meu patrao por ter posto essa maquina, porque assim nao incomodo ninguem que nao fume. e Em relaçao à joaninha, eu começei a fumar por uma brincadeira é certo, mas depois tornou-se uma necessidade. Há quem va a pesicologos, quem corte os pulsos, quem chore todos os dias, etc, eu simplesmente fumo porque me faz sentir tranquila.

E por favor, nao digas que é uma estupidez, porque se olhares para ti, também terás algum habito :)

Toda a gente os tem :D


Abraço,

Leitora atenta

Anónimo disse...

Ontem enganei-me numa parte.

No texto está "alem de trabalhar, ..." mas é "além de estudar, ..."

abraço,

Leitora atenta

Anónimo disse...

Eu fico imensamente grata a essa lei, porque era extremamente desagradável não poder reclamar por estar a levar com uma manada de fumadores em cima, para além de ser muito mau e egoísta fumar ao pé de alguém que não sabemos se se importa ou não, tendo em conta a sua saúde.
Eu cá só não percebo como é que ainda autorizam a venda de tabaco, tendo em conta que o seu efeito nunca é neutro ou positivo.