segunda-feira, 5 de março de 2012

Troika/Governo

Ola pessoal


Tal como foi “pedido” por um anónimo na outra semana, irei então escrever este post sobre a Troika e as medidas do governo.




Antes de tudo, gostaria de fazer uma espécie de “declaração de interesses”: eu não sou filiado em nenhum partido, e tenho votado sempre em consciência.



Vamos andar um pouco para trás: como se sabe no nosso pais nos últimos anos foram feitas muitas obras, muito desse financiamento veio da EU e muito do dinheiro que o estado gasta é de se financiar, isto é pedir empréstimo, nos outros países( tal como fazem os bancos e empresas nacionais).



O que aconteceu na altura que o anterior governo pediu ajuda financeira, foi que se chegou a um ponto em que quem nos emprestava dinheiro fechou a torneira. Do estilo vocês gastam mal as coisas e não têm rendimentos suficientes no que produzem para pagar as vossas dividas( basicamente o estado tinha um défice de 10%) e ou se fazia como se fez e pedia ajuda ou no espaço de 1 ou 2 meses declarávamos falência e não existia dinheiro para pagar salários e pensões.



Mas claro que quem nos empresta dinheiro, não o faz porque somos pessoas fixes e porque temos uns lindos olhos, quem o faz normalmente exige alguns juros, mas também que façamos algumas coisas( que supostamente já se devia ter feito antes e agora não iria custar tanto fazer, mas quem nos governou, foi sempre adiando e preferindo gastar o dinheiro noutras coisas),e em 2 anos( 2012 e 2013), teremos de fazer coisas pré determinadas.



E é por isso que de 3 em 3 meses temos cá o pessoal da troika. É simples, eles dão-nos coisas para fazer (ou começar a fazer) entre as avaliações, e quando cá aparecem, vão ver se as coisas que pediram para ser feitas estão mesmo feitas, tal como o que está para trás. Se correr tudo bem( como até aqui) recebemos mais um pouco do dinheiro, senão fecha a torneira e o pais vai á falência.



Ao mesmo tempo o governo tem de anualmente arranjar maneira de baixar o défice( Na EU o limite máximo de défice para os países é de 3% e no nosso já andávamos nos 10%). Para o ano passado conseguiu-se os 5.9%, para este o objectivo é ficar com 4.5%.



Claro que o desemprego irá aumentar, mas para isso quer o governo quer a UE terão de arranjar formas de fazer crescer a economia.



Como toda a gente diz, Portugal é muito diferente da Grécia: lá aldrabaram as contas para entrar no euro, não cobravam impostos e tinham salários e regalias obscenos. Para além disso receberam uma primeira ajuda e resolveram não fazer nada do que acordaram( no estilo do que por cá o PCP e o BE defendem) e agora estão a levar medidas muito piores, quem lhes empresta o dinheiro perdeu a paciência e não irá tolerar que se afastem um milímetro do objectivo, sobre pena de serem deixados á sua sorte. Se o povinho português tiver juízo, nunca iremos chegar a esse ponto



De resto com este governo ou com outro qualquer, o que foi acordado é para cumprir e por muito que custe a pessoal de algumas cores, neste momento o pais tem mais é que se unir e trabalhar para conseguir-se tirar o pais desta situação.








Fiquem bem que eu também, até amanha

6 comentários:

Anónimo disse...

"... neste momento o pais tem mais é que se unir e trabalhar para conseguir-se tirar o pais desta situação."

Porque é que tu não dás o exemplo? Em vez de estares a escrever no blog vai limpar antes uma mata!

Anónimo disse...

"...Se o povinho português tiver juízo, nunca iremos chegar a esse ponto"

Riga, tu pertences há nobreza ou ao clero ?

Anónimo disse...

Com certeza pertences aos que nunca descontou para impostos mas que já recebeu subsídios ou estágios remunerados!! pois, assim de facto é difícil o país "render"alguma coisa.
de certeza que usufruíste também dos dinheiros vindos da UE, por acaso contribuíste para pagar? agora como tu, quantos serão?

Numa conta simples, o dinheiro que gastas diariamente, de onde vem? produzes?pagas tu com o teu trabalho?

Em que te afectam as medidas da Troika? Cortaram-te o salário? aumentaram os descontos? tiraram-te algum subsídio de natal ou férias? E na folha de IRS a entregar, que despesas apresentas? descontos?
Sujeitaste a emigrar? era bom que os comentadores de bancada não dissessem só que é preciso fazer isto e aquilo mas arregaçassem as manguinhas e fossem trabalhar!

Anónimo disse...

"... neste momento o pais tem mais é que se unir e trabalhar para conseguir-se tirar o pais desta situação."


Concordo! Mas já agora esclarece os leitores do blog qual a tua contribuição para tirar o país desta situação? Tal como diz o anónimo das 22h18 é fácil estar em casa e ter as mordomias todas e viver à custa de alguém e por isso estar no país a Troika ou não, nem sente a diferença. Outra é trabalhar das 8 da manhã às 8 da noite e ver o vencimento a encolher, pagar transportes mais caros, comida........e contar os trocos para ter as contas em dia! Ah e os impostos que paga é para pagar subsídios dos que preferem estar em casa no conforto do lar!

Gosto de ler estas postas de pescada por parte das pessoas que nunca souberam o que é um sacrifício. Porque não te unes aos 14% de desempregados e vais trabalhar para saber? Contribuis para o crescimento da economia e para baixar o défice.Há muito trabalho, sabias? Só que o português julga que por andar na escola já só pode trabalhar num escritório de uma empresa com um computador por perto para fazer posts e actualizar o estado do facebook.

Julgo que deves estar desempregado pois se trabalhasses não escreverias um post destes a dizer barbaridades como:

" Se correr tudo bem( como até aqui) recebemos mais um pouco do dinheiro, senão fecha a torneira e o pais vai á falência."
"o que foi acordado é para cumprir e por muito que custe a pessoal de algumas cores,"

Riga/V-1-Boy disse...

ora bem vamos por partes.

sim estou desempregado, sim estou a procura de trabalho( alias quem me conhece sabe bem que aceitaria qualquer coisa que possa fazer(infelizmente tenho algumas limitaçoes) independentemente do salario), nao , nao vou emigrar, até porque lá está tao mau ou em alguns sitios piores que aqui, e eu prefiro ficar no meu pais. estou desempregado, mas ao contrário do que dizem ,nao recebo, nem nunca recebi qualquer subsidio( no tempo que trabalhei, nao foi sufeciente para ter direito ao subsidio de desemprego, mas se o tivesse aceitaria a priemria coisa que aparecesse, independetemente do trabalho). e sim reflecte-se cá em casa, eu compro passe todos os meses( gasto neste momento 61 euros) e claro que se sentiu os cortes e tudo o mais.

Riga/V-1-Boy disse...

ah e nao nao fiz estagios remunerados, os estagios que fiz de formaçoes que tive foram sempre nao remunerados