segunda-feira, 12 de março de 2012

a questão das audiencias

Olá pessoal


Hoje vou falar de audiências. Não, não vou falar das “audiências” aqui do blogue e do rácio número de visitas/ comentários/comentários decentes.




Na semana passada começou uma polémica relacionada com os canais d televisão (em especial a RTP) e as suas audiências, que diminuíram drasticamente de um dia para o outro e em algumas fases do dia, as audiências marcaram zero espectadores.



Vou então tentar explicar o que aconteceu: nos últimos 13 anos uma empresa portuguesa a Marktest fazia as medições de audiências em Portugal e os seus dados eram mais ou menos consensuais. Recentemente aconteceu um concurso (desconheço a periodicidade com que isso acontece) e a melhor proposta era de uma das melhores empresas mundiais, mas elas fazerem o estudo ficava muito caro, em segundo lugar ficou a Marktest, e a proposta vencedora foi a que ficou em quarto e ultimo lugar que pretendia uma nova forma de medir as coisas e que por estranho que pareça não constavam as pessoas mais idosas que são 17% da população portuguesa.



Entretanto já se fala que o governo devia de rescindir o contrato com esta empresa devido as grandes diferenças de audiências e aos constantes problemas técnicos durante as medições. Também existe que diga que isto é uma manobra do governo para vender o canal da RTP mais barato.








Fiquem bem que eu também, até amanha

5 comentários:

Anónimo disse...

boa explicação! Toda a gente ouviu isso no telejornal! Nada de novo

Anónimo disse...

... e agora , o que queres que se comente? O que disseste a 12 de março já toda a gente ficou a saber no dia 7! Lolada!

Riga/V-1-Boy disse...

hum dar a opiniao sobre o assunto.
e nao tem de ser algo de novo, posso escrever sobre temas actuais, dando ou nao opiniao

Anónimo disse...

riga, o que entendes por GFK?

Riga/V-1-Boy disse...

GFK é o nome da empresa que ganhou o concurso para medir as audiencias