ola pessoal
esta semana no Riga Debates vou lançar um tema que deixei de propósito de fora do ultimo a actualidade, para podermos debater aqui.
como sabem na semana passada em Mirandela uma criança de 12 anos ( Leandro) suicidou-se atirando-se ao rio Tua e este suicidio foi causado pelos inúmeros abusos ( fisicos e psicológicos) por parte de outros alunos da escola que frequentava.
o Leandro tornou-se oficialmente a primeira vitima mortal do Bullying em Portugal e foi preciso acontecer esta tragédia para finalmente se começar a pensar no que fazer para travar este fenómeno.
o que proponho para debate é isso mesmo: o que se pode fazer para travar este fenómeno?
fiquem bem que eu também até amanha
12 days remaining
4 comentários:
ola
bem ao contrario do que se possa pensar o bulling existe desde sempre embora na maior parte das vezes se verifiquem agressoes psicologicas.
alunos que julgam pela aparencia dos outros, que se sentem bem quando sao capazes de humilhar os outros.
curiosamente qd estao isolados nao se sentm com tanto poder ou quando sao confrontados com a situaçao.
procuram em parte uma reacçao ( nem que seja uma resposta torta por parte da vitima para ter motivo para gozar).
é necessario que os pais e os professores estejam atentos pk o bulling acarreta muitas consequencias como o isolamento social, sentimentos de inferioridade, baixa auto estima e em ultima instancia o suicidio.
é importante que todos estejam atentos e os pais deverao confrontar os agressores.
bem de uma forma mais simplificada, tive uma situaçao ( nao me recordava dela) mas aconteceu na escola primaria de um rapaz que gozava cmg e que um dia me atirou ao chao e andou cmg arrasto pelo recreio. logicamente, quando cheguei a casa contei aos meus pais e a minha mae foi tirar satisfaçao com o rapaz e ele nao desmentiu nada do que s havia passado. ele era mal educado e cuspiu na minha mae e ela nao teve com meias medidas e deu lhe 4 estalos. claro que a mae dele veio tirar satisfaçoes mas o rapaz tb nao desmentiu e a mae dele acabou por pedir desculpa a minha. a partir daí nunca mais tive problemas com ele.
é so um exemplo.
mais do que tudo tds devem saber o que se passa e as vitimas têm tb de criar defesas~
o primeiro caso oficial... mas há tantos outros que passam impunes!
na minha opinião, penso que o bullying não deve ser encarada de ânimo leve. quando noticiaram que iriam retirar os apoios à família dos agressores (tentem compreender o meu ponto de vista), achei que assim poderiam tornar-se criminosos num futuro próximo (não é uma questão de estar também a torná-los "coitadinhos", porque eles são adolescentes e sabem perfeitamente o que fizeram, e também não é uma questão de estar a desculpá-los). é preciso lutar contra esta situação e enquanto jovens, adultos, crianças, professores, seja em que situação nos encontrarmos, é necessário combater esta situação. qualquer coisa do tipo: os agressores quando são suspensos, deviam cumprir serviço comunitário e também em aulas de educação cívica e de cidadania e tanto as vítimas como os agressores devem mesmo serem psicologicamente bem acompanhados (penso que os psicólogos educativos não devem ter só como função de fazerem testes psicotécnicos aos alunos como também terem interesse e preocupação nos problemas deles e terem um papel mais activo, assim como os pais e os professores.
p.s.: rui quando puderes passa la pelo grupo anti-bullying no netlog, esta tarde à hora do almoço pus um post a falar de um professor de música do 2º ciclo na zona de Sintra que suicidou-se no mês passado, atirando-se da Ponte 25 de Abril, porque ele também não aguentou a pressão de também ter sido vitíma de bullying da parte dos alunos
Enviar um comentário