quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Riga Debates # 144 Aumento dos combustiveis

As pessoas andam "indignadas" com os consecutivos aumentos semanais do preço dos combustiveis. Dizem que em 2008 a cotação do petroleo estava mais alta e os preços eram mais baixos. Têm algua razao,mas esquecem-se que os preços não variam apenas por isso, senão vejamos:

- Existem conflitos no medio oriente( que é onde exite petroleo
- Existe embargo  e sanções ao Irão( um dos maiores produtores)
- nesta altura existe em tend~encia uma maior procura, mas também uma menor prospecção
- no golfo do méxico as coisas andam a meio gás, porque estamos na epoca dos furacões naquela zona
- Portugal tem como moeda o euro e a moeda de referencia nestas trocas comerciais é o dolar
- o euro está mais desvalorizado em relação ao dolar do que em 2008.

Existem soluções para contrariar isto? Sim, por exemplo tentar usar menos o carro e andar mais noutros meios de transporte ou a pé( eu por exemplo prefiro andar a pé e de transportes publicos, e apenas utilizo o carro em ultima necessidade)

6 comentários:

Jeremias disse...

Porque insistes em ser atrasado mental todos os dias??
" por exemplo tentar usar menos o carro e andar mais noutros meios de transporte ou a pé( eu por exemplo prefiro andar a pé e de transportes publicos, e apenas utilizo o carro em ultima necessidade)"

já experimentaste imaginar trabalhar a 30km de casa sem acesso a meios de transportes??claro que como não trabalhas até concordas com o aumento mas como passas o dia alapado a ver séries da Sic Radical para ti é igual. Experimenta arranjar um emprego fora da casa dos país e depois vem aqui dizer as alarvidades que dizes! Enfim.. a tua ignorância mete medo! Se fosses alguém útil e produtivo .. assim és um parasita..e que tal aumentar a net para 200 euros por mês! Eu até achava porreiro era a forma que tinha para não te ler e estares no teu canto calado a não dizer coisas dignas de um mentecapto! haja paciência.. por mim, está descansado NUNCA MAIS cá virei.. porque pior que comentar MERDA é ter que levar com isto! SÊ feliz e bate umas punhetas que isso passa!

Riga/V-1-Boy disse...

jeremias

eu nao disse que gostava dos aumentos, apenas dei as justificaçoes que sao dadas para os mesmos e dei alernativas( e pedi alternativas).

mas como o pessoal ja aqui vem configurado para o ataque pessoal e para o gozo/insulto, nao entemdem isso

Jeremias disse...

Desculpa lá "meter-me na conversa"...mas acho que o post não tem fundamento nenhum a partir do momento que há pessoas que precisam do carro para irem trabalhar e não moram nem no Porto nem em Lisboa onde existe uma rede de transportes alternativa. Portugal não é só Lisboa nem Porto onde tens metro, autocarro ... Há pessoas que PRECISAM mesmo de carro para ir trabalhar já que os empregos são a 10, 20 ou mais km.. e tu vens dar a alternativa de ir a pé...não achas que estás a ser ridículo? Realmente para quem não trabalha nem precisa de nenhum transporte.. realmente as tuas alternativas são do melhor. Depois as justificações que dás são do melhor até porque pagamos os combustíveis mais caros da Europa e todos os países têm os mesmos problemas.. como justificas que em Espanha sejam mais baratos 20 e 30 cêntimos? por acaso a Espanha tem petróleo? Sem estar a ditar abaixo ou ou ser ataque porque deves ter a mania da perseguição.. deves antes de escrever coisas destas pensar um pouco. Porque é que quando tens de te deslocar a Lisboa não vais a pé? porque dizes que tens passe? Pegas numa bicicleta ou vais a pé...ou como foi dito em cima... arranja um emprego fora da tua zona uns 10 ou 20 kms onde não tenhas outro meio de te deslocar e vais ver como mudas o discurso. Sugiro que em vez do aumento dos combustíveis aumente a net para uns bons 100 ou 200 euros e quero ver as alternativas que arranjas para poderes teres blog ! Acho que sinceramente já deixaram de comentar ( e eu vou também deixar de o fazer)porque nem merece comentários. Preferes andar a pé..mas não 20 ou 30km por dia certo? Porque não sugeres ao teu pai que venda o carro e se desloque a pé ou de autocarro? Pensa melhor antes de escrever estas barbaridades..porque hoje raro é o português que tem trabalho e muito menos na porta ao lado onde mora!

Riga/V-1-Boy disse...

no ponto do nivel de transportes tens razao( porque nao se aposta numa rede de transportes publicos mais eficiente fora dos grandes nucleos)

quanto a questao da espanha, tu tno nosso pais tens é uma grande carga fiscal sobre os produtos petroliferos, é ai que se faz a diferença do valor final.

e no nosso paisquantas companhis fazem a refinaçao? 1, quantas fazem o transporte?1. sabias por exemplo que quem fornece á bp, cepsa, repsol e tudo o mais é a galp?(yap essas empresas como nao têm refinarias cá e ficava-lhes mais caro transportar de fora...compram á galp).

e na parte pessoal do assunto: eu prefiro andar a pé e de transportes publicos do que carro( nunca vou de carro para lx, também diga-se de passagem não gosto de conduzir) e yap o meu pai durante anos foi e veio a pé para o trabalho.

Anónimo disse...

Riga vou fazer uma aposta contigo... pelas ideias que defendes (anti-greves), +pela justificacão e alternativas que dás face ao aumento dos combustíveis entre outras patétices que defendes... a partir de hoje não terás mais comentários a não ser das habituais que concordam contigo! num debate deve-se respeitar quem é de opinião contrária e tu não o fazes, limitaste a apagar comentários. como tal voltas a ter o blog ás moscas. Ninguém está para discutir com alguém que acha que tem razão em tudo e ainda usa argumentos sem pés nem cabeça. AGRADECIA DO CORAÇÃO QUE APAGASSES OS MEUS COMENTÁRIOS. Estou farto de chafurdar na merda deste blog!

Tomé Silva disse...

Eu já cheguei a um ponto de saturação tal,que nem olho,nem sei o preço do litro de combustível.

E o que mais me custa a engolir é o facto de 56% e 45,4% dos valores pagos pela gasolina e diesel respectivamente,irem directamente para os cofres do estado.

A minha sorte é que 95% do combustível que gasto é para lazer e caso um dia precise parar o carro não terei qualquer problema.

Claro que existe muita gente que necessita do carro para trabalhar,a esses apenas resta desejar boa sorte e que consigam aguentar o roubo de que são alvos.

Abraço.