segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Assange, Wikileaks, incidentes diplomaticos ou um post onde me vou lixar

Em 2010, um australiano e um site entraram para as bocas do mundo, Julian Assange e o Wikileaks( não confundir com os cromos do tugaleaks que não passam de uma tentativa de copia mal imprimida).


Este site, á pala de um soldado americano que resolveu trair o pais( em troca de uns dólares claro está), divulgou documentos confidenciais americanos ( que foram pouco cuidadosos diga-se de passagem) das operações no Iraque e Afeganistão

O problema deste senhor australiano é que na Suécia era procurado para ser julgado num processo em que é acusado de violação e quando chegou a Inglaterra, foi emitido um mandato de extradição.

Entretanto o senhor “enfiou-se” na embaixada do Equador e pediu asilo diplomático, que foi concedido na passada 5f.

(Diga-se de passagem que o senhor não tem medo de ir para a Suécia, tem é medo de depois ser entregue aos estados unidos e ser, tal como o seu amigo soldado, condenado à morte por espionagem, mas sobre isso falo já a seguir)

Na 5f passado estive a ver uns comentários sobre o assunto e o comentador em causa ( Nuno Rogeiro) disse que conhecia bem a embaixada do Equador em Londres, mas esta tinha um problema: era num primeiro andar. E isto é importante porque se o senhor Assange colocar um pé fora da embaixada, é imediatamente preso pela policia que está lá à porta( numa cena á vale e Azevedo aqui há uns anos) e digamos que a única forma dele sair dali em segurança até ao aeroporto e ai viajar para o Equador, seria num carro diplomático, e acho que não é possível estacionar um carro á porta de um primeiro andar de um prédio, portanto vai ter de ficar de castigo na embaixada, ou então vai mesmo para a Suécia.

O que os apoiantes do senhor não sabem ( ou não querem saber, já que são uns cromos Anonymous) é que é impossível o senhor ser extraditado para os estados unidos, sem dar bandeira( e este caso já deu muito que falar), visto que apesar de existir um acordo entre Suécia e estados unidos para extradições, esse acordo tem lá uma alínea que diz, que não podem ser extraditados criminosos para países em cujos crimes de que são acusados, sejam punidos com tortura ou pena de morte( como é o caso, ah já me esquecia e para os tipos das teorias da conspiração isto na interessa para nada, é que oficialmente o Assange não é acusado de nada nos estados unidos, apenas o soldado foi acusado de traição e espionagem por ter dado os tais documentos….e por falar neles os tipos do Wikileaks são só garganta, já que diziam que enquanto o moss estivesse com o processo em cima, iam divulgar todos os documentos que tinham(cerca de um milhão) e afinal apenas divulgaram 250000.)

Nota muito curiosa: o senhor presidente do Equador, é um grande adepto da liberdade de imprensa e da liberdade de expressão, de tal forma que quase semanalmente processa jornalistas, pelo que dizem dele. Outro facto engraçado é que em 2010 o senhor disse que Assange era um criminoso que devia ser apanhado e condenado.Curiosamente, em 2011( e agora) mudou de ideias e até já foi entrevistado pelo próprio Assange para o seu programa de um canal pro cabo russo( esse regime que não tem podres nenhuns comparado com o americano), alias um programa que já teve outro convidado famoso: nada mais nada menos que o lider do grupo terrorista Hezbollah. E temos que admitir que este caso é publicidade gratuita para....o equador

2 comentários:

Anónimo disse...

Deve ser muito triste ter um blog que serve unicamente para apagar comentários. Não te faz pensar que seria melhor acabares com esta palhaçada toda?É que deves ser caso único na blogosfera. Se moderas nem um tens, se não moderas a primeira coisa que fazes é eliminar! E são semanas e semanas seguidas nisto.. e ainda dizes que o blog tem qualidade, que é um mini-forum..enfim.. tu realmente és uma pessoa tremendamente infeliz em tudo na vida!

Riga/V-1-Boy disse...

anonimo é simples( eu ja disse isso milhoes de vezes mas certos "burros2 que aqui aparecem ainda nao aprenderam): comentarios de gozo, a insultar , que nao tenham a ver com o tema do post, nem para o seu debate sao eliminados. se insistem em escrever só para mandar bocas a gozar como putos da primaria que parece que sao, os comentarios sao eliminados, é que nao me apetece ter a caixa de comentarios infestada com cenas que nao interessam para nada. comentem como deve ser e os comentarios ficam.

ps. se se "divertem" a fazer comentarios como o teu a dizer que isto não presta(nao presta e continuam a aparecer aqui, devem gostar do que nao presta), em vez de comentar como deve ser, nao se preocupem que eu tambem me divirto a apagar os comentarios fora do contexto.

pps: eu quero que isto seja algo de qualidade e uma especie de mini forum, mas sem comentarios de qualidade é complicado