quinta-feira, 23 de agosto de 2012

e sai mais uma "polémica à portuguesa"

Quando se lê comentários sobre as noticias do dia a dia nas redes sociais só dá vontade de rir( um pouco da mesma forma de ler comentários de pessoal que vem aqui comentar apenas para ser contra ao que eu escrevo, mesmo que nem tenham o trabalho de ler o que escrevo e a minha opinião sobre o assunto).




O ultimo caso é a historia de o pingo doce proibir, a partir de dia 1, pagamentos com multibanco para compras inferiores a 20 euros. Até existe quem diga que vai boicotar as compras nesses supermercados e tudo. Ao que eu simplesmente pergunto: e se as outras superfícies resolverem fazer o mesmo( como parece que irá acontecer), tal como no comercio tradicional( que na sua maioria não tem multibanco, ou quem tem o tem retirado, pelas mesmas razoes do pingo doce, serem muitas elevadas as taxas para quem tem um posto multibanco)?Irão deixar de fazer compras?



Eu até acho uma medida bem feita e posso dizer as razoes:



Primeiro que tudo é uma estupidez em valores tão baixos, pagar com cartão.

Segundo, na generalidade todos os supermercados têm caixas multibanco e não custa muito quando se quer comprar pouca coisa levar uns tocos, ou uma nota.

Terceiro, talvez o mais importante, com o dinheiro é mais fácil controlar o que se gasta do que com o cartão( para quem não sabe estamos no segundo lugar a nível europeu no nível de utilização de cartões (68%, apenas superados pela Dinamarca com 69%, quando a media europeia é de 40%).

8 comentários:

Anónimo disse...

Se me dissessem que não aceitavam pagamentos multibanco para valores inferiores a 5 euros eu ainda percebia, mas agora 20 euros!!! 20 euros não é assim tão pouco, não são só uns trocos (mas isso sou eu que não sou rica). Não concordo nada com isso, nem acredito nessas estatísticas que dizem que Portugal é o segundo país a usar mais o cartão Multibanco. Além disso usar cartão Multibanco evita a economia paralela (ainda da ultima vez que usei dinheiro para pagar alguma coisa a pessoa não me deu recibo, só notei isso quando já tinha saído da loja)

S.

Riga/V-1-Boy disse...

S.

eu sei que não parece pouco, mas não compensa pagar as taxas de multibanco nesses valores, porque acabam por ficar quase ao valor da compra em si.

eu sinceramente pensava que era ainda mais o valor de utilizaçao.

fomenta, mas é aquela coisa temos de ser também nós a exigir as facturas(não os recibos, apesar de muitas vezes tambem nao o fazermos para nao pagarmos mais, nao sao apenas as empresas que querem ser espertas, as pessoas em geral tambem o sao) e apesar de o multibanco garantir isso, hoje li uma noticia que o fisco ia começar a vigiar mais de perto as empresas que cortarem no multibanco, em especial nestes valores mais baixos.

ps: a mim já me aconteceu numa simples revista de um euro me passarem o recibo/factura

Riga/V-1-Boy disse...

e sabes, acho que as pessoas com estas facilidades dos cartoes ficaram mal habituadas. os cartoes deviam servir apenas para pagar valores altos e nao valores, de 2, 5, 1, 20 euros.

eu prefiro ter sempre algum dinheiro na carteira para qualquer eventualidade

Riga/V-1-Boy disse...

apenas uma pequena nota, o pessoal que anda sempre a reclamar dos comentarios eliminados, amanha tem um post dedicado, pode ser que percebam umas cenas

Anónimo disse...

Caro Riga,

lamento mas nao concordo nada com esta teoria dos 20 euros!
Eu (infelizmente nao sou rica como sabes) e quando esta perto do final do mes , o dinheiro nao abunda (há que pagar as continhas no principio e a prazos certos) e chego a ter no meu cartao 5 ou 10 euros que utilizo para comprar pao, queijo , leite... enfim coisas do dia a dia. felizmente na minha zona ha de todos os supermercados, e como o pingo doce vai deixar de aceitar, vou deixar de la ir! ainda por cima na minha zona nao ha/nao costuma haver nenhum MB que deixe levantar menos de 20 euros! Tal como a S. disse, se fosse 5 euros... compreendia. Agora 20 euros? é exagerado.


Abraço

Leitora Atenta

Anónimo disse...

Porque é que é uma estupidez pagar valores tão baixos (que nem são assim tão baixos) com cartão? É o mesmo que pagar valores altos, dá tanto trabalho levantar 20€ como levantar 200€. O multibanco existe em parte por uma questão de comodidade e estão a tirar-nos isso. Mas isso era o mínimo... A questão principal foi referida acima: chega o fim do mês e eu tenho 15 ou mesmo 19€ na conta, logo não posso levantar 20€ para ir às compras ao pingo doce! Com o cartão poderia pagar 15€ em compras, como nao posso levantar 20€ sem recorrer ao credito vou às compras a outro sítio... Perdem eles e perco eu pq gosto bastante dos produtos de lá...

Riga/V-1-Boy disse...

leitora atenta

vou te perguntar isto, como já perguntei a mais pessoas

Imagina que isto do pingo doce vai mesmo para a frente e os outros supermercados resolvem fazer exactamente o mesmo( é que o pd se fizer isto aquelas taxas deixam de as pagar e se compensar mesmo , os outros irao fazer exactamente o mesmo) e as lojas tradicionais já muitas deixaram de ter multibanco.


como é que resolvias isso?

repara, eu sei que o multibanco é mais comodo e isso, mas com tanto "facilitismo" as pessoas deixaram de ter noçao do que gastam, é tipo enquanto for dando para pagar com o cartao vao pagando. e por exemplo se fores fazer compras que sabes que custam x, levas o dinheiro a conta e nao corres o risco de gastares em cenas que nao precisas( é tipo ir as compras com listas, compras apenas o que precisas e nao cenas desnecessarias).

ps: isto pode-se aplicar tambem ao anonimo que comentou depois de ti

Anónimo disse...

Caro Riga,

A questão é que eu no inicio do mes faço uma lista premonorizada do que vou comprara e nao compro mais do que aquilo. Levo o dinheiro certo. So que durante a semana (dia-a-dia) faço compras mais pequenas e nem sempre tenho la um valor igual a 20 euros. Por isso quer seja 15 ou 5 euros vou utilizando. tal como te disse na minha zona so deixam levantar a partir de 20 ! Ora esta situaçao nao é justa por isso !!! Agora se todos fizertem isso , faço um acordo com a mercearia da zona,. e vou juntando o diario e chego ao fim do mes e pago com o cartao depois!
Leitora Atenta