quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Riga Debates #141 Old school vs new school

No outro dia apanhei uma conversa, em que um homem com os seus 60 e poucos anos dizia, que no tempo em tinha feito a 4º classe, tinha de saber muito bem a tabuada, os rios do nosso pais, todos os concelhos e distritos, a história de portugal, etc, e que hoje em dia os miúdos não sabiam nada, que utilizam a calculadora e os computadores para tudo, que não sabem fazer nada de trabalhos manuais.

Bem, eu ao ouvir aquilo em parte concordei, à pouco tempo atrás vi as perguntas de um exame da 4ª classe de há cerca de 50 anos  e digo que eu provavelmente não saberia responder aquilo(eu e provavelmente grande parte do pessoal da minha idade e mais novo).

Temos que ver que hoje em dia, grande parte dos jovens não perde tempo a ler livros( mas livros de grandes escritores, não histórias de fantasia) e se lhe pedirem para fazer contas "à mão" tem dificuldades( eu próprio demoro agora mais tempo a faze-las do que na altura em que andava na escola).

Sem comentários: