terça-feira, 21 de agosto de 2012

a sociedade e a actuação da policias. alguns exemplos

Quando a policia numa operação qualquer no nosso pais actua e acaba por agredir alguém ou mesmo matar, os policias é que se lixam.


Sinceramente, eu defendo que os policias, tivessem os mesmos meios e liberdade para actuarem, como se vê noutros países lá por fora.

Vamos falar de 2 situações, se calhar uma boa e outra má:

1- todos ficaram chocados com a brutalidade das imagens de policias a “executarem” os mineiros na África do sul. Vou ser um pouco o advogado do diabo e perguntar o que vocês fariam, se tivessem a negociar( é o que eles estavam a fazer) e vissem vir mineiros a correr em direcção a vocês armados com paus e catanas e sabendo que esses mesmo mineiros já tinham morto colegas vossos?



2- eu normalmente gosto do sistema americano do disparar primeiro e perguntar depois. Nós primeiro dizemos para parar, depois disparamos para o ar, depois dizemos para parar e depois atiramos para o chão( e entretanto o criminoso se puder dispara logo a matar). Nos estados unidos, basta ter a percepção que pode existir uma arma ou uma situação perigosa e a policia acab logo com o assunto. No outro dia li uma noticia de que no Hyde park, no centro de nova Iorque , cheio de turistas, andava um homem armado com uma faca, assim que foi detectado a policia abateu-o logo. Pois, se fosse no nosso pais ainda se erguia um altar ao homem.

4 comentários:

Anónimo disse...

Este tema é muito delicado. Concordo que a polícia havia de ter mais poder de intervenção mas não concordo com o disparar para matar. Quanto muito podia disparar para as pernas e braços ou outros sítios que não fossem vitais, mas logo para matar só imagino em situações extremas e muito bem justificadas. A função da polícia não é executar pessoas, os tribunais é que servem para julgar e ainda assim não temos pena de morte no nosso país.
Se a polícia tivesse poder para matar até é possível que os criminosos ficassem mais violentos contra a polícia e começassem ao tiroteio facilmente.

Acho que o pior problema mesmo é a justiça não funcionar em Portugal. É muito frustrante para os policias prenderem criminosos que logo a seguir vão ser libertados. O grande problema é que em Portugal o crime compensa.

S.

Riga/V-1-Boy disse...

S.

repara numa coisa, no nosso pais a policia não pode atirar a matar , tem de primeiro atirar para o ar e sim atirar para as pernas, se não vir alguma ameaça ou nao se sentir ameaçado( mas pela lei, tem que ser o criminoso a atirar primeiro para a policia( e eles se for preciso fazem-no na boa) para eles poderem responder em legitima defesa).

lá fora , não é assim, se os criminosos estiverem armados, passam a representar uma ameaça e a policia tem oredem para os deter sobre todos os meios( sao mais proactivos, nao precisam de estar directamente ameaçados, basta alguem civil o estar para eles terem autonomia para deter o sujeito)

Anónimo disse...

A policia no nosso país não tem o respeito nem os meios necessários, é verdade. Mas noutros países também existe abuso de poder por parte das autoridades. Tens noção de quantas pessoas inocentes morrem por causa disso? Pq são confundidos com pessoas perigosas e a policia atira a matar e sem perguntar? E de quantas pessoas são apanhadas nesses tiroteios e mortas por balas perdidas, incluindo crianças? Há um 8 e um 80, não tem de ser um extremo ou outro, de certeza que algures há um meio termo. E já agora, não existe nenhum Hyde Park em Nova Iorque, o Hyde Park é em Londres. O tiroteio foi na zona de Times Square. Ao menos informa-te antes de escreveres as coisas.

Riga/V-1-Boy disse...

pronto enganei-me no local, mas deu para perceber a ideia.

mas lá está, nao vao perguntar a uma pessoa com uma arma ou uma faca se sao ou nao perigosos, se eles nao baixarem a arma, eles"obrigam" a fazer isso.

e concordo que a nossa policia nao tem meios, alias nem meios nem poder para actuar sem se lixar