quarta-feira, 11 de julho de 2012

RigaDebates #138 Exames Nacionais

Saíram os resultados dos exames nacionais, e como de costume as notas foram más (no secundário apenas duas disciplinas tiveram media positiva).




Claro que choveram logo acusações que os exames eram muito difíceis, ( noutros anos era o contrario, eram fáceis de mais) que os alunos, coitadinhos, não estavam preparados e não mereciam exames tão difíceis.



Eu sou adepto de exames exigentes, tal como concordo com a medida dos exames começarem logo no 4º ano e existirem no fim de cada ciclo(4º ano, 6º ano, 9º ano e no secundário, no 11º ano nas disciplinas que acabam e no 12º ano nas específicas de cada aluno ( e estão com muita sorte , eu ainda sou do tempo de ter provas globais a contar para a nota logo no 10º ano e de ter de fazer exames a tudo no 12º ano)), e de estes exames serem exigentes.



Mas, numa coisa concordo, os testes ao longo do ano t~em de ter uma exigência de um exame, é que ao longo do ano as coisas vão sendo muito facilitadas, e no exame nacional, os alunos apanham um exame que não é feito pelo professor habitual e estranham logo a dificuldade.



Entretanto na próxima 6f começa já a segunda fase dos exames para quem quiser melhorar ou tiver chumbado.

Sem comentários: