quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Riga Debates #119 Acordo Ortográfico

Olá pessoal

Como sabem desde o inicio do ano que o novo acordo ortográfico está em vigor( sinceramene  eu não tenho-o utilizado por aqui, mas pelo que percebi as alterações têm com base passar-se a escrever tal como se lê tirando da ortografia as letras que não se lêem)e tem causado muita polémica.

Por um lado quem defende o acordo( que está já consagrado desde 1990) diz que a lingua tem de evoluir e que se deve escrever de forma uniforme em toda a comunidade de paises de lingua portuguesa.

Por outro, quem está contra diz que se está a "abrasileirar" a lingua, que este acordo apenas serve o Brasil e que existem paises que não querem adoptar esta nova forma de escrita, tal como Angola e Moçambique.

O que proponho para debate é: qual é a vossa opinião sobre este acordo. já o utlizam ou estão(ou não) a pensar começar a utilizá-lo.

Fiquem bem que eu também, até amanha

8 comentários:

Sílvia disse...

Não vou utilizar o acordo ortográfico a menos que seja obrigada... Passei tantos anos a ouvir dizer que não se podia escrever em "brasileiro" nos trabalhos, porque assim via-se que era copy paste de páginas da net e agora isto! Então e aquelas palavras como "espetador" e "fato", que são ambíguas? Acho que o acordo é uma estupidez...

Riga/V-1-Boy disse...

s

isso é verdade, também ouvi muitas criticas, por se ir à internet buscar informação que estava em Portugues do Brasil, e que não a podiamos utilizar tinhamos de adaptar para Portugues de Portugal, e na prática agora isso não interessa.

Mas eu até entendia a utilização do acordo se todos os paises aceitassem, o que não é o caso

Anónimo disse...

O Debate continua muito básico. Sabedoria de Wikipédia

Riga/V-1-Boy disse...

e alguns anonimos também continuam muito básicos.

por falar nisso anonimo das 12.46h tens alguma opinião sobre o tema do post?

é que depois queixam-se que elimino comentários, mas também não comtribuiem nada para o debate. não sei se leste que ninguem é obrigado a comentar, mas as opiniões sobre os temas sao bem vindas.

e não, não recorri á wikipedia, mas também não tenho que espetar aqui o acordo ortografico ou o que seja sobre o tema do debate, tenho é que fazer como fiz, que foi lançar o tema.

Anónimo disse...

Quem disse que facto passava a fato??? Em mentes básicas de certeza!Informem-se antes de vir aqui mandar postas de pescadas!
Para o suposto debate devias informar-te melhor. Não te ensinaram na escola que ortografia é uma coisa, gramática é outra?

Se pensássemos sempre desta forma, ainda estaríamos todos a pedir dinheiro emprestado em Latim. Este não mudou, realmente, e se calhar é por isso que se diz que é uma língua morta.

Nunca na vida, o português foi feito por aqueles que dão erros a torto e a direito (com acordo ou sem ele) enquanto dizem mal do acordo porque é um acto colonial do Brasil…

Enfim...fala-se e critica-se sempre o que não se sabe!

Anónimo disse...

lançar o tema, e esperar os leitores façam o debate! Assim escusavas de meter essa palha, toda e escrever apenas: "Acordo Ortográfico"
Se queres que os debates andem para a frente, porque é que não fazes um debate de coisas que dominas? Andar a fazer debates sobre temas que não se tem conhecimento é nisto que dá!

"Quanto a isto:
isso é verdade, também ouvi muitas criticas, por se ir à internet buscar informação que estava em Português do Brasil, e que não a podíamos utilizar tinhamos de adaptar para Português de Portugal, e na prática agora isso não interessa. "

Por mais acordos ortográficos que possam vir a existir, um português de Portugal nunca na vida se expressa tanto em gerúndio, por isso tens de fazer a adaptação na mesma.

ass:
Anónimo 12:46

Riga/V-1-Boy disse...

anonimo das 12.46.

num pequeno aparte, se eu tivesse essa tua teoria do apenas escrever sobre o que domino, também teria de restringir os comentários aquilo que dominam. eu acho que aqui escrevo sobre o que quiser e bem entender e ninguem tem o direito de falar sobre a linha editorial do blog.

quanto ao tema,repara,eu concordo contigo, a lingua tem tendencia a evoluir,mas pelo que li( que se calhar para ti vale o que vale) foi que quem deu o parecer para o acordo foi a academia de letras o Brasil, que" deu a entender" que como no Brasil existiam mais falantes terai de ser as coisas escritas á maneira deles.

Mas algo que me causa estranheza, é se o acordo já está feito desde 1990, porque é que apenas agora está a dar confusao.

PS: escusam de andar aqui com gozos, que esses comentários apenas têm como destino o "caixote do lixo". se querem levar isto a sério e azer comentários decentes são bem vindos senão podem ir para outro lado e os comentários não serão aceites.

Anónimo disse...

Não irei nunca utilizar o AO90. Em Portugal respeitarei o português europeu. Se algum dia for ao Brasil, ou para lá, então adaptar-me-ei ao português brasileiro. Com AO90 a fonética do português de Portugal altera-se radicalmente. Os brasileiros já abrem todas as vogais naturalmente. Sem falar das incoerências e da grande confusão que dele advêm. E que não virão facilitar nem unificar coisa alguma. E mesmo que as mudanças ortográficas anteriores tenham sido um erro,pois querem justificar esta mudança ortográfica com base nas mudanças anteriores, há que aprender com os erros e não repetí-los. Não se deve justificar um erro com o facto de já se ter praticado no passado vários erros. Daqui a nada começa-se a escrever como os miúdos o fazem por sms... Sugiro que consultem http://www.facebook.com/groups/acordo.ortografico.nao/


AO90? Não, nem obrigada!
Zephyra