segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Desemprego Jovem

Olá pessoal

Eu sei que muitos que aqui passam e comentam acham que eu não devo escrever sobre assuntos que “não domino”, mas como eu é que decido sobre que escrever, quem quiser debater os temas pode faze-lo.




Bem um dos grandes problemas em Portugal neste momento é o desemprego, que atinge os 14% (e a tendência natural neste momento é subir), mas o desemprego jovem entre os 14 e os 25 anos atinge os 35% (eu contesto este dado porque para mim o desemprego jovem devia ser contabilizado entre os 18 e os 30 anos e não desde os 14. e explico porque, se a escolaridade obrigatória é até ao 12ºano ou seja normalmente até aos 18 anos, para mim até aos 18 anos os jovens não deviam contar como desempregados, já que não deviam de andar a trabalhar, mas sim na escola).



Mas tenhamos então em conta os 35%, o que se pode fazer para melhorar estes dados? O governo pelo que tem sido noticiado apresentou algumas ideias, como a criação do gestor de carreira para os inscritos no centro de emprego e as ajudas financeiras para empresas que contratem jovens que estejam inscritos, mas não tenham direito a subsídios. Eu acho que são boas ideias, pelo menos um princípio, agora é questão de se ver em termos de serem aplicadas como funcionarão. E alias neste momento até a própria troika sabe que temos de crescer e criar empregos e o nosso pais poderá ser um dos abrangidos com o projecto de criação de emprego da união europeia



A grande questão é que mesmo na oposição apenas se critica, e não se vê alternativas que possam ser postas em pratica.










Fiquem bem que eu também, até amanha

Sem comentários: