terça-feira, 23 de outubro de 2012

topicos da sociedade de hoje

1-No Canada, está tudo em choque por causa de uma jovem de 15 anos que se suicidou por ser vitima durante 3 anos de cyberbulling. É engraçado que agora apareçam estas mensagens de apoio e durante 3 anos se ignorou a coisa.Até já foram acusadas 8 jovens depois desta morte. A hipocrisia no seu melhor.

2- No nosso pais existe uma constante acusação contra os policias. a questão é sempre nas manifestações organizadas por grupos de "vândalos", estes causam sempre problemas, infringem sempre a lei, mas são coitadinhos porque a policia lhes bate. Hipocrisia parte 2.

3-Muito se fala na Islândia e que Portugal devia seguir o seu exemplo. Mas claro que interessa sempre omitir partes que não lhes convem. Eu pensei que a reportagem que deu na RTP na passada 6f acaba-se com esta palhaçada, mas pelos vistos não, por isso vou contar o que realmente aconteceu e porque cá não pode acontecer o mesmo.

A Islândia é um pais do tamanho do Alentejo e com um terço da população de Lisboa.Tinha um nivel de vida 5 ou 6 vezes mais caro que o nosso pais e o 3º PIB a nivel mundial.
Até que os 3 maiores bancos do pais foram ao ar e o governo tinha de os salvar.
E aqui começa a "inteligência" islandesa, porque o governo queria salvaguardar todas as contas dos bancos , mas o povo não quis e acabaram apenas por garantir as contas de nacionais. Os estrangeiros( em especial britanicos e holandeses) ficaram a arder, mas após duras negociações os respectivos governos garantiram  esse dinheiro às pessoas, mas claro que os governos resolveram apresentar a conta ao governo islandes. Este, apresentou uma lei para pagar essa conta, que faria com que durante 15 anos todos os islandeses tinham de pagar 100 euros para saldar essa divida. O povo"esperto" islandes recusou. E entretanto  mandaram abaixo o governo e referendaram uma nova constituição.(mas vamos por partes)

3.1- Porque é que Portugal é diferente da Islândia? porque nós estamos no euro e na união europeia e eles não e por isso podiam, para resolver a crise, fazer o que lhes desse na real gana, como por exemplo desvalorizar 85% a moeda( o que fez ficar com uma inflação( aumento dos preços) de cerca de 40%).Mas a parte engraçada é que a Islândia quer entrar na União Europeia e para lá entrar todos têm de comcordar , inclusive Reino Unido e Holanda, e como estes não comem gelados com a testa, a divida que os islandeses não quiseram pagar antes, provalvelmente  com juros( e a desculpa que utilizaram, foi que era impagavel, por ser 8 ou 9 vezes mais que o PIB( para terem uma ideia do valor , a divida portuguesa neste momento é uma vez e pouco o PIB))

3.2- Outro mito é que os governantes islandeses foram todos julgados e condenados.Pois, não foi bem assim,apenas o PM da altura foi a julgamento, num tribunal especial que incluia elementos da sociedade civil. Tinha 6 acusações inicialmente, 2 delas cairam antes do julgamento, das outras 4, em 3 foi considerado inocente e na que foi considerado culpado, era uma consideraçao tecnica da constituição, por não ter dito ao conselho de ministros o que podia acontecer ao pais com a crise.( claro que para muitos o julgamento foi uma farsa por ninguem ter sido efectivamente preso)

Em conclusão, porque Portugal é diferente da Islândia, porque lá os movimentos civis, resolveram concorrer a eleições e conseguiram eleger 9 deputados, cá os movimentos civis estão mais empenhados em servir de voz dos partidos do contra( embora digam que são antipartidarios) e em fazer manifestações, não têm "Cojones" para concorrer a eleições porque preparar um programa e apresentá-lo aos portugueses para ver quem realmente se revê neles, é mais facil fazer propaganda no facebook e com manifestações.

Sem comentários: