terça-feira, 17 de abril de 2012

pensamento sobre esta historia do aumento de alunos nas turmas

Olá pessoal

O governo, e em especial o ministério da educação, vieram divulgar uma das medidas para o próximo ano lectivo que é que as turmas passarão a ter 30 alunos em vez de 28 como até agora.




Para variar, os sindicatos, vieram protestar contra essa medida, já que supostamente os professores não irão conseguir dar as aulas com tantos alunos.



Eu lembro-me que no “meu tempo” estar em turmas com bem mais alunos e em que algumas disciplinas a turma estava dividida em 2, por causa do numero de alunos ( eram quase 40). Acho que é mais um forma de os sindicatos arranjarem uma tempestade num copo de agua, por algo sem sentido.









Fiquem bem que eu também, até amanha

8 comentários:

Anónimo disse...

lá esta mais uma prova! Se no teu tempo as turmas não tivessem tantos alunos, os professores tinham mais tempo para ti, aprendias a escrever direito, e a fazer um blog em condições

Anónimo disse...

Talvez no teu tempo os alunos respeitassem os professores e fossem para as aulas aprender alguma coisa. E aí podias falar em 40 ou 50 alunos em cada turma mas como deves andar alheado do mundo escolar talvez não saibas que agora os alunos não respeitam os professores e por isso serão 30 delinquentes dentro de uma sala de aula sem educação nenhuma! talvez!

este post revela muita falta de informação.

A qualidade de ensino vai piorar a olhos vistos enquanto nos privados, turmas com 15 ou menos alunos vão formar as elites dos endinheirados. Quem é pobre que se lixe...e passa a ser um ensino só para os bons alunos..

Devias informar-te melhor!

Anónimo disse...

Com todo o respeito pela tua opinião, no teu tempo, a postura dos alunos na sala de aulas era a mesma? O respeito dos alunos pelos professores e pelas regras na sala de aulas e na escola era o mesmo? O sentido de responsabilidade dos alunos relativamente aos estudos era o mesmo de hoje? O acompanhamento dos pais em relação à educação e aos estudos dos filhos é o mesmo?
Se com 28 alunos as turmas estavam ingovernáveis... quer para a aprendizagem, quer para a disciplina...
agora ficarão muito pertinho da bandalheira...
esta medida veio mesmo a calhar!

E antes de opinares informa-te!



( Nota: Não sou prof. mas tenho-os na família!)

Riga/V-1-Boy disse...

anonimos (1.01)(1.24)


no meu tempo existia de tudo desde turmas certinhas a turmas de bandalheira e neste tipo de turmas posso dizer que tive em 2 anos turmas assim.

posso contar alguns exemplos:

tivemos uma professora de filosofia estagiaria, e uma das aulas calhava no ultimo tempo do dia e a aula anterior era na outra ponta da escola, entao essa aula funcionava assim. como "nao ouviamos" o toque aquilo nessa aula, entrava um, já atrasado, depois entrava 2, e o 3º vinha a janela( era no res do chao) via que estava pouca gente e dizia "stora, vou ali jogar matrecos ja venho" nesse dia se tivessemos 10 min de aula já era muito( excepto nos dias em que sabiamos que a prof ia ser avaliada)

noutro ano tive uma turma em que basicamente estavam todos os repetentes e pessoal do piorio que estavam naquele ano de escolaridade na escola todos juntos na mesma turma, tanto que no inicio do ano para eleger o delegado de turma apenas 5 elementos da turma eram elegiveis( isto em 30)

numa disciplina eramos divididos ao meio e mesmo assim em cada turno eramos cerca de 21( nos testes juntar o pessoal todo era engraçado não acham) e quanto ao respeito lembro-me que a matematica, as aulas tinham 90 minutos, mas quando tocava aos 45, o pessoal bazava todo da sala na mesma e passavam 15, 20, minutos ( e as vezes mais) na rua na conversa e a fumar

Anónimo disse...

A professora era boa?

Riga/V-1-Boy disse...

anonimo 11:54

e que é que isso interessa para o tema do post

Anónimo disse...

No teu tempo batiam aos professores? Os teus pais foram à escola agredir professores? Sempre houve bons e maus exemplos mas hoje em dia não se vive como no tempo que andavas na escola. Casos pontuais sempre houve. Professor A e B sempre permitiram indisciplina mas nunca com a gravidade dos dias de hoje. Enfim. já vi que aqui o debate não vale de nada , afinal tens sempre razão. E sim, façam-se turmas com 40 ou 50 alunos, de certeza que 30 nunca irão a lado nenhum. talvez sejas o reflexo da bandalheira..afinal não dás erros ortográficos por acaso, talvez tenhas um blog onde a pontuação é ao calhas. Hoje tens 20 alunos delinquentes numa sala, se a turma tivesse 20 alunos.. seriam apenas 2 ou 3! Tratar de gerações futuras enfiando-os numa sala sem educação, princípios de famílias problemáticas são excelentes medidas para ensino de qualidade.
Antigamente, como dizem, no tempo da outra senhora, daraulas a mais de 28 alunos seria trabalhoso, sim, mas era possível porque as crianças eram mais educadas e submissas! Agora no tempo desta senhora, em que nem pais, nem alunos, respeitam o PROFESSOR, nem o PROFESSOR pode castigar os meninos...


Pôr turmas de 30 para as classes pobres e 26 para as ricas. Finalmente a decisão certa. Os pobres não precisam de estudos, devem ir trabalhos aos 14 anos como no tempo de Salazar.

Riga/V-1-Boy disse...

anonimo (16.22)

e se eu te disser que o meu tempo foi há meia duzia de anos atras, e que tenho gente na familia que trabalha nessa escola que andei, que por acaso é um mega agrupamento, que por acaso a vizinhança da parte de cima da escola8 e no meu tempo tambem na parte de baixo) sao pessoas de etnia cigana, que entram ali como se fosse tudo deles, que sim ja tentaram ameaçar professores.

no meu tempo tambem existiam os problemas que existem hoje, mesmo nao morando numa zona muito problematica, mas que cada vez tem mais gente de zonas problematicas.

alias nos para irmos termos aulas de educaçao fisica num pavilhao tinhamos de sair da escola, e lembro-me que audno fui para a escola existiam muitis assaltos, e mesmo feitos por pessoal que andava la na escola. que ir para o pavilhao era arriscarmo-nos a ser assaltados.