quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Entrevistas rigaboteanas # 15

Esta semana trago uma pessoa que ao longo do tempo fui falando e que "conheci" através de uma caixa de comentar


1-bem vindo ao"Entrevistas rigaboteanas", para começar gostava que te apresentases aos leitores do blog

  R – Chamo-me Pedro, sou um ribatejano de gema a viver em Lisboa, e tenho 45 anos.

2-O que fazes da vida? Estudas trabalhas?

R - Sou informático e trabalho. Vou estudando sempre que possível para estar actualizado.

3-Que genero de coisas despertam o teu interesse?)

R – Tenho gostos simples e mundanos, mas os meus hobbies que ocupam parte do tempo é a pesca e a fotografia. Espero começar brevemente o voluntariado.

4-Tens algum objectivo na vida que pretendas atingir?

  R- Os meus objectivos são construídos diariamente, tenho uma doença hematológica que não me deixa construir projectos a longo prazo. Vivo um dia de cada vez.

5-Que actividades culturais te fascinam?

R- A que menos gosto e vejo é o teatro, mais porque o teatro feito por atores profissionais em Portugal é sofrível. O teatro amador tem bastante qualidade, e devia ser mais apoiado em vez do Estado subsidiar teatro profissional sem qualidade e sem espetadores. De qualquer maneira as pessoas têm o mau hábito de criticar apoios à cultura, mas esquecem-se que são empresas, e como empresas têm o mesmo direito que outras empresas. Concordo que se apoie directamente do OE sobretudo as actividades amadoras. As pessoas nem imaginam as coisas que se fazem em Portugal fora dos grandes centros urbanos, a maioria com excelente qualidade e com uma boa aderência de público.
O cinema, exposições, museus, música clássica e coros é o que mais vejo. Durante alguns anos comprei os carnets para a temporada da orquestra, coro e Ballet da Gulbenkian. Pena que tivessem acabado com o Ballet. Belos espetáculos com a Olga Roriz e do Vasco Wellenkamp que lá vi. Recentemente vi a Joana Carneiro a dirirgir a orquestra da Gulbenkian. Felizmente voltou a trabalhar em Portugal a tempo inteiro.

6-Que genero de musica mais gostas de ouvir?

R- Oiço todo o género de música desde que tenha qualidade, menos trash metal e coisas do género. E sou dos que não tenho vergonha de dizer que gosto de Fado e que oiço com frequência. Há muito complexo nas pessoas sobre o fado.

7-Quais os teus filmes e actores favoritos?

R- Filmes preferidos há muitos. Piano, Casablanca, Em nome do pai, os filmes portugueses antigos. Curiosamente, os filmes mais recentes do Manoel de Oliveira foram os que mais gostei Felizmente o cinema europeu voltou em força e tem-se visto muitos bons filmes. Recentemente vi Reality, um filme italiano do mesmo realizador que fez Gomorra. Tenho saudades dos policiais franceses, que eram bastantes bons à uns anos atrás. Do cinema português, os últimos que vi, foram “Jaime” e “crime do padre amaro”. Agora atores preferidos……dos portugueses, o Ruy de Carvalho, Eunice Munoz e Luis Miguel Cintra. Dos estrangeiros, Emma Thompson, Dustin Hofmann, Morgan Freeman……a lista podia ser longa


8-Tens alguma religião?Qual a tua opinião sobre o novo papa, acreditas que ele pode mudar a forma como as pessoas vêem a igreja e a pode mudar de alguma forma?


R- Sou ateu por não acreditar na existência de Deus. Mas fui católico até por volta dos 20 anos, e cheguei a ir a pé a Fátima. Seria 100% budista de acreditasse na reencarnação, mas é a religião com que me identifico. A minha opinião sobre o papa ainda estou a formá-la, mas tem tido atitudes mais positivas que os anteriores. Gostei do João Paulo no relacionamento que tinha com outras religiões e fez um bom papel nesse aspeto. As religiões deviam aproximar as pessoas e não afastá-las. Mas estragou tudo com o problema da pedofilia, protegendo os predadores da igreja. O actual Papa vai ter que enfrentar esse grande problema, e outros como o caso dos padres homossexuais. Se quer ter o apoio incondicional tem que fazer o oposto dos anteriores papas e não adiar as coisas para as pessoas voltarem.

9-As redes socias e os grupos de hacktivistas como os Anonymous ganham cada vez mais importancia hoje em dia, qual a tua opinião seja pelo crescimento das redes sociais como fenómeno de agregar pessoas em torno de uma causa e por outro lado, qual a tua opinião sobre aquele tipo de grupos(Anonymous e outros) que basicamente se dedicam a mandar abaixo sites?

R-As redes socias e os grupos de hacktivistas como os Anonymous ganham cada vez mais importancia hoje em dia, qual a tua opinião seja pelo crescimento das redes sociais como fenómeno de agregar pessoas em torno de uma causa e por outro lado, qual a tua opinião sobre aquele tipo de grupos(Anonymous e outros) que basicamente se dedicam a mandar abaixo sites? Estes grupos teriam o apoio incondicional da maioria das pessoas se não se baseassem só a atacar os EUA. A China, Rússia e outros países fazem exactamente o mesmo e pior que os EUA e ninguém vê documentos na net sobre estes 2 países. Há hipocrisia e fobia em só quererem atacar os EUA…… Um destes grupos nos EUA pôs a descoberto uma rede de pedófila e um dos membros do grupo deve levar uma pena de 10 anos por ter divulgado estes crimes macabros, enquanto o pedófilo vai levar uma pena mais leve. Se forem para desmascarar estes crimes, e outros, subscrevo por completo este tipo de grupos. Mesmo assim, nem imaginas a quantidade de pessoas destes grupos que colaboram com os governos em questões de segurança nacional. “Mandar abaixo” um servidor como os da Nasa e outros, não é como desligar um pc ou carregar em 3 ou 4 comandos, está ao alcance de uma minoria muito pequena por terem capacidades ténicas que a maioria não tem.

10-Com o aquecimento global, o clima vai mudando, o que achas que se devia fazer para minorar isso e de que modo contribuis? R-Com o aquecimento global, o clima vai mudando, o que achas que se devia fazer para minorar isso e de que modo contribuis?

Mudar tudo, mas é a industria e a economia que manda. Se as empresas e os accionistas ganham mais com industrias poluentes…… O pateta do ex ministro Álvaro Santos Pereira disse irritado recentemente que as empresas amigas do ambiente eram um entrave ao progresso. As empresas chineses são um reflexo desta afirmação e são das mais poluentes do mundo. Mas inteligência é algo que não é para todos. Felizmente as novas gerações estão mais conscienciosas para o ambiente e para uma melhor gestão dos recursos naturais. Pena que algumas coisas demorem a mudar mais que uma ou duas gerações. Mas um dia vamos estar muito melhor que agora. Devia-se punir com penas graves quem comete crimes contra o ambiente, como o que se está a fazer na floresta amazónica, quando nada restar talvez se mude atitude, mas aí é tarde de mais e vai demorar séculos a repor tudo
.
11-O que achas do estado politico-social de Portugal? O que achas que se pode fazer para melhorar?

R - Acho que a política em Portugal é miserável, sem qualidade e repleta de pessoas desprovidas de conteúdo, sobretudo no Parlamento e Governo então é assombroso a quantidade de parasitas. Tinha pensado que politicamente tínhamos batido no fundo com os governos de Sócrates, mas o actual governo é tão mau como os do Sócrates e o dos comunas quando tinham o Vasco Gonçalves no tempo do PREC. Fico impressionado também com a ignorância das pessoas, que vão atrás de números e de opiniões ocas e cheias de lacunas, sem pararem para pensar no que lêem e se borrifem para as pessoas. Agem como se fosse um rebanho. Foi a ganancia governativa que pôs Portugal no estado em que está e não o excesso que alguns portugueses cometeram, esses estão a ser julgados por incumprimento e presos por issdo. Os governos ainda são premiados por ser medíocres. O que devia ser feito? Gostava que houvesse um grupo de pessoas sem medo dos lobbys, que não precisassem da política para nada e que fizesse um reset, e que não tivesse medo de põr alguns políticos, que andaram em governos, atrás das grades. Socialmente somos dos melhores povos do mundo, conseguimos ser os melhores em qualquer parte. Só não somos melhores cá porque enquanto não se premiar a excelência não se vai longe. Como costumo dizer, não há bons funcionários com maus salários, e com maus salários só os estagiários.


a proxima fase é algo que chamarei “respostas expresso”e em que farei perguntas mais pessoais e serão perguntas de resposta mais rapida.

12- Maior qualidade?
- Ter bondade e compaixão

13- E defeito?

R- Sou muito teimoso


14- Se te saisse o euromilhoes qual seria a primeira coisa que farias? E a maior extravagancia?

R - Ajudava a minha família e os amigos (que são uma minoria) que tenho, e outras pessoas que conheço e que merecem o melhor por todas as razões. Depois ajudava algumas causas sociais, sobretudo o que fosse ligado ao apoio à 3ª idade e desenvolvimento social. Se dar a volta ao mundo é uma estravagância……em termos materialistas comprava o porche 911 e o Range Rover Sport para ter o prazer de os conduzir, mas depois desfazia-me deles.

15-Viagem de sonho e porque?

  R – Gostava de acabar de conhecer Portugal, falta-me algumas ilhas dos Açores. As pessoas nem imaginam o que temos por cá. Nas férias tenho conhecido um pouco do nosso País e estou sempre a encontrar novos tesouros naturais. Por fim repito o que disse na pergunta anterior, dar a volta ao mundo. Gosto de conhecer novas culturas, conhecer pessoas.


16-maior ídolo?

R- Isso de ídolos é um conceito que não percebo porque razão tem de existir. As pessoas podem gostar de alguém, tê-las como referência sem as endeusar.


17- se pudesses ter um jantar com qualquer pessoa a nivel mundial quem seria e porque?

R- É seguramente o 14º Dalai Lama, e por tudo o que ele representa e qualidades humanas que tem.

18- deixa uma mensagem para os leitores do blogue.

R - Sejam felizes e menos materialistas. Lutem por um objectivo, que o resto vem por acréscimo.

2 comentários:

Anónimo disse...

ainda não me respondeste ao(so) outro(s) comentário(s).
anyway, corrige aí a pergunta dos anonymous. a pergunta está repetida na resposta.

Riga/V-1-Boy disse...

anonimo

se es o que se queixou da falta de post da reforma do estado, espera até amanha