quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Entrevistas Rigaboteanas #16

Esta semana regressamos as ilhas

1-bem vindo ao"Entrevistas rigaboteanas", para começar gostava que te apresentases aos leitores do blog

Olá. Chamo-me César, tenho 28 anos e vivo na Madeira.

2-O que fazes da vida? Estudas trabalhas?

Eu trabalho part-time para uma empresa de consultoria informática. E no resto do tempo mantenho um blogue (www.caesarlivenloud.com)

3-Que genero de coisas despertam o teu interesse?

Eu interesso-me por imensas coisas. Música, política, cinema, séries, ciência, etc.

4-Tens algum objectivo na vida que pretendas atingir?

Hmm… é meio cliché mas quero ser feliz e auto-suficiente e poder ter uma boa vida sem dificuldades.

5-Que actividades culturais te fascinam?

Eventos musicais tipo Tomorrowland…, festivais de cinema, etc.

6-Que genero de musica mais gostas de ouvir

Eu oiço de tudo um pouco. Mas o que tenho ouvido mais é indie-rock, folk, house e pop.

7-Quais os teus filmes e actores favoritos?

  Já não vejo assim tantos filmes como antes. Agora vejo mais séries. Mas filmes favoritos continuam a ser Scream (a quadrilogia), My Sister’s Keeper (Para a Minha Irmã), Scary Movie 1 e 2, Chicago, Avatar, etc. Gosto imenso de Charlize Theron, Cameron Diaz e Drew Barrymore. Atores gosto de Matt Bomer, Anthony Hopkins, Jonathan Rhys Meyers.

8-Tens alguma religião?Qual a tua opinião sobre o novo papa, acreditas que ele pode mudar a forma como as pessoas vêem a igreja e a pode mudar de alguma forma?

Sou católico. Não vou à missa mas não significa que não tenha Fé. Acho que este novo Papa é humilde e foi exactamente o que a Igreja Católica precisava. O Papa anterior não gerava tanto afeto, pelo menos é o que acho. Agora ele mal começou a trabalhar mas creio que pode fazer com que a Igreja Católica recupere alguma da credibilidade perdida ao longo dos tempos.

9-As redes socias e os grupos de hacktivistas como os Anonymous ganham cada vez mais importancia hoje em dia, qual a tua opinião seja pelo crescimento das redes sociais como fenómeno de agregar pessoas em torno de uma causa e por outro lado, qual a tua opinião sobre aquele tipo de grupos(Anonymous e outros) que basicamente se dedicam a mandar abaixo sites?

Eu compreendo o que estão a fazer no entanto coisas ilegais não é comigo. Mas cada um age como sabe e eles têm impacto com o que fazem. Geram maior consciência via redes sociais, as pessoas não ficam tão “controladas” pelo Sistema, mas mandar sites abaixo apenas chama a atenção… não tem assim um resultado a longo termo. O Facebook tem sido um instrumento muito utilizado para unir pessoas a favor e contra diversos temas e continuará a ser a ferramente preferida para quem queira espalhar a sua mensagem.

  10-Com o aquecimento global, o clima vai mudando, o que achas que se devia fazer para minorar isso e de que modo contribuis?

Infelizmente o clima continuará a mudar e por mais países que cumpram as regras do Protocolo de Quioto haverá sempre alguns que ignoram e preferem pagar multas do que diminuir a poluição e emissão de CO2. Sei que estão a trabalhar para isso mas enquanto o dinheiro mandar… difícil será controlar esta destruição do nosso planeta. Eu pessoalmente faço os básicos, não deito coisas para o chão, reciclo, etc.

11-O que achas do estado politico-social de Portugal? O que achas que se pode fazer para melhorar?

Isto dá que falar. E não me irei prolongar nisto. É assim que eu vejo as coisas… Portugal deve dinheiro… os credores querem o seu dinheiro… logo a solução é pagar! Se eu estou endividado tenho que cortar na minha despesa de forma a não voltar a dever tanto. E é isso que o país tem que fazer quer queiramos quer não. Vivemos durante muitos anos acima das nossas possibilidades (enquanto Estado) e agora estes cortes afetam todos e custa imenso. Mas será melhor revoltar? Dizer que não pagamos? Acham que isso resulta? Não! Somos um país pequeno e não temos impacto na economia global como países como a Alemanha, EUA, etc. Os pequenos são sempre os que pagam… e é o que acontece agora. Na minha opinião a chamada “Ajuda Externa” deveria ser mesmo uma ajuda, ou seja, emprestavam-nos o dinheiro mas não cobravam juros exorbitantes e muito menos cobrar ao país para virem cá dizer o que se tem que fazer. Já não existe soberania de um Estado… o DINHEIRO fala mais forte. Mas se fosse assim uma ajuda ao menos não estaríamos a cavar uma cova cada vez mais funda. Creio que o IVA em alguns sectores, como o da Restauração, deveria diminuir pois assim só ajudaria a manter negócios abertos e empregos, ou seja, o Estado pode perder numa receita mas ao menos não aumenta mais na despesa em subsídios de desemprego, etc. Enfim… não sou político mas creio que tem que haver uma reforma do Estado planeada (e não feita em cima do joelho) e também ter uma oposição que cega o povo a dizer que assim não pode ser, que vão aumentar salário mínimo, parar com os cortes, etc… não ajuda nada. Não podemos dar mais quando estamos a dever, isto para mim não faz sentido. Creio que se continuarmos assim talvez consigamos nos safar… mas basta chegar um novo Governo com ideias contrárias ao que está a ser feito para tudo descambar novamente.

a proxima fase é algo que chamarei “respostas expresso”e em que farei perguntas mais pessoais e serão perguntas de resposta mais rapida.

12- Maior qualidade?

Bom amigo.

13- E defeito?

Timidez.

14- Se te saisse o euromilhoes qual seria a primeira coisa que farias? E a maior extravagancia?

Primeira coisa a fazer (partindo do princípio que o prémio fosse imensos milhões hehe) seria dizer à minha mãe para se despedir… pagava lhe a casa ao banco e a mandava para junto da minha irmã mais velha para ela poder viver bem e sem preocupações. A maior extravagância? Não sou muito extravagante mas talvez fazia uma grande festa ou fazia as malas e ia dar uma volta ao mundo.

15-Viagem de sonho e porque?

Volta ao Mundo. Para conhecer o planeta onde vivo. Conhecer novos povos, novas culturas e aprender e crescer com a experiência.

16-maior idolo?

Sinceramente não tenho… Admiro muitas pessoas a nível mundial e pessoal mas uma em específico não tenho.

  17- Se pudesses ter um jantar com qualquer pessoa a nível mundial quem seria e porque?~

Escolher uma pessoa é complicado… e depende do meu objectivo… hehe. Mas tipo de momento gostaria de falar com o Obama para ver o que ele diz sobre as novas “alegações” de escutas telefónicas a líderes de vários países ditos seus aliados.

  18- deixa uma mensagem para os leitores do blogue.

Só tenho a agradecer a quem teve paciência de ler tudo isto hehe. E continuem a visitar aqui o blogue do Rui e a partilhar vossas ideias. E se gostam de música e querem se manter actualizados façam favor de visitar o meu blog www.caesarlivenloud.com

Sem comentários: