quinta-feira, 11 de abril de 2013

America Proibida: O ódio não é uma solução

Há uns dias enquanto fazia zapping deparei-me no canal AXN Black com o filme "América proibida" com Edward Norton no principal papel.

O filme é brutal fala sobre a temática do racismo, de um modo extremo e contado pelo irmão mais novo da personagem principla que usa a história do irmão para um trabalho escolar.

Derek  cresceu com o culto do ódio aos negros e junta-se a um grupo nazi, acaba por matar 2 pessoas e é preso.Entretanto Danny, o irmão mais novo, idolatra o irmão e com a prisão deste acaba por aderir ao mesmo grupo nazi.

A história é o regresso de Derek, alterado com o que lhe aconteceu na prisão, tenta ajudar Danny a não seguir o mesmo caminho( apesar deste ser procurado por um gangue de negros por algo que lhe tinha feito).

Na prisão Derek é protegido pelos elementos da comunidade ariana, mas com o tempo percebe coisas que não entende e que vão contra aquilo em que acreditava: o lider do grupo é amigo dos elementos latinos e até lhes compra droga que vende aos outros.Ele não acha aquilo certo, entretanto é colocado a trabalhar na lavandaria e trava amizade com Moe, um negro que ali está por suspostamente ter agredido policias. Percebem que têm gostos em comum como o basquetebol.

Quando Derek afronta publicamente o grupo nazi jogando basquetebol com o grupo de negros, é atacado e sodomizado no duche.


Entretanto Derek sai da prisão com o apoio do Dr Sweeney, um velho professor de literatura negro que foi a grande inspiração de Derek, e agora era de Danny.

Ver as coisas pela prepectiva do irmão é muito interessante, especialmente no fim do filme quando ele percebe que a revolta de Derek não começou quando o pai foi assassinado por negros, mas sim quando o mesmo pai lhe incutiu o ódio pelos mesmos.

Uma cena marcante é aquela em que os 2 irmaõs retiram todas as imagens conotadas com nazis que têm no quarto e outra é quando Derek se está a vestir coloca a mão por cima da suastica que tem tatuada no peito, como se quisesse ver o seu corpo sem aquela imagem.

o final do filme é tremendo, com Derek a levar Danny á escola , antes de ir ajudar a policia a capturar uns antigos amigos, Danny vai á casa de banho e lá é assassinado a tiro por um rapaz negro.

As 2 cenas finais são Derek agarrado  a Danny chorando que a culpa é toda sua e do que fez e cop funeral tendo as palavras finais de Danny no tal trabalho: o ódio não é solução.

Sem comentários: