quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Entrevistas Rigaboteana #10

Esta semana, tenho o prazer de trazer uma edição muito especial desta rubrica. Não é todos os dias que se consegue convencer alguém ligado à área da comunicação a participar nisto. O meu convidado também é alguém cujas opiniões sigo e respeito á algum tempo e para mim dos melhores conhecedores do futebol de formação( e do Sporting em particular) que andam pelo mundo virtual.

Bem e acrescentou uma perguntinha ao questionário, dedicada a todos os Sportinguistas.
 

1 - Bem-vindo ao"Entrevistas rigaboteanas", para começar gostava que se apresentasse aos leitores do blogue.

O meu nome é André Manuel dos Santos Carreira de Figueiredo e tenho 38 anos de idade.

 

2 - O que faz na vida? Estuda, trabalha?

Sou formado na área de Educação Física. Trabalho desde os 16 anos, trabalhei na indústria de artes gráficas durante quase 10 anos e sou jornalista e empreendedor desde Novembro de 1998. Em part-time também sou especulador e consultor na área do futebol.

 

3 - Que género de actividades despertam o seu interesse?

Futebol, Comunicação, Política, Psicopedagogia e Advocacia.

 

4 -Tem algum objectivo na vida que pretenda atingir?

A nível profissional, gostava de enriquecer mais o meu curriculum académico e se não interferir na minha vida familiar gostaria de diversificar ao empreender em outras áreas também ligadas ao futebol mas sem ser no jornalismo.

Alternativamente, penso que o meu futuro poderá passar pelo dirigismo desportivo, é algo que encaro com naturalidade e sem urgência.


5 - Que actividades culturais o fascinam?

Poesia e Filosofia.

 

6 - Que género de música mais gosta de ouvir?

Praticamente tudo, excepto Fado, Jazz e Blues.

 

7 - Quais são os seus filmes e actores favoritos?

Não encaro o cinema como uma profissão séria, e como "arte" considero-a demasiado subjectiva, para mim é apenas entretenimento e um negócio. Há 20 anos que não me interesso muito pelo assunto.

 

8 - Tem alguma religião? Qual é a sua opinião sobre o novo papa, acredita que ele pode mudar a forma como as pessoas vêem a igreja e a pode mudar de alguma forma?

Sou Católico Romano semi-praticante, estudei 5 anos num colégio de freiras e 5 anos num colégio de padres. Nem sei como se chama o novo Papa, apenas sei que é Argentino.

 

9 - As redes socias e os grupos de hacktivistas como os Anonymous ganham cada vez mais importância hoje em dia, qual é a sua opinião seja pelo crescimento das redes sociais como fenómeno de agregar pessoas em torno de uma causa e por outro lado, qual é a sua opinião sobre aquele tipo de grupos (Anonymous e outros) que basicamente se dedicam a mandar abaixo sites?

Eu penso que as Redes Sociais têm aspectos positivos e outros menos positivos. Do ponto de vista da estratégia comercial são muito interessantes, enquanto do ponto de vista da socialização é positivo para as pessoas que sejam mais introvertidas, e negativo porque as pessoas têm que sair mais das suas casas e viver vidas mais saudáveis do ponto de vista social.

Penso que o relativo "anonimato" nos blogues e fóruns leva a que as pessoas digam muitos disparates e a terem posturas "cobardes" ou indelicadas, mas é bom que as pessoas digam sempre o que pensam, porque a verdade pode ser mais ou menos conveniente mas é sempre o mais importante, sobretudo no jornalismo.

 

10 - Com o aquecimento global, o clima vai mudando, o que acha que se devia fazer para minorar isso e de que modo contribui?

Geralmente as pessoas entre os 18 e os 24 anos passam por uma "Fase de Idealismo" em que querem salvar o Mundo, tudo isso passou-me completamente ao lado. Hoje em dia preocupo-me sobretudo com o bem-estar das crianças.

 

11 - O que acha do estado político-social de Portugal? O que acha que se pode fazer para melhorar?

O que falta na classe política é o mesmo que falta aos líderes mediocres em geral, falta-lhes independência financeira e consequentemente, falta-lhes independência intelectual. Há demasiadas pessoas em posições de liderança que estão condicionados pelas suas necessidades financeiras.

Sou militante do PS, mas também conheço pessoas muito válidas nos outros partidos. Apoiei António Guterres e José Sócrates e de certeza que no dia 29 de Setembro vou votar, vamos todos.

 

12 - Maior qualidade?

Capacidade de liderança e frontalidade.

 

13 - Maior defeito?

Não tenho nenhum defeito que considere particularmente grave, mas assumo todos os "pequenos" defeitos que tenho e é moralmente correcto não só aceitarmos os nossos defeitos, mas igualmente devemos nos esforçar para que eles sejam menos frequentes no futuro.

 

14 - Se lhe saísse o Euromilhoes qual seria a primeira coisa que faria? E a maior extravagância?

No máximo tirava férias durante 2 a 3 dias numa pousada alentejana o mais distante possível da "civilização" e depois voltava à minha vida habitual. Não cometeria nenhuma extravagância, tenho tudo o que necessito, o dinheiro iria todo para o banco e a minha contabilista agradecer-me-ia.

Não tiro férias desde 2004, preciso de me sentir constantemente útil e produtivo, o único "luxo" de que não abdico é o de dormir o máximo de horas possíveis todos os dias.

 

15 - Viagem de sonho e porquê?

Nenhuma, decididamente não tenho "alma de turista" e sou inapelavelmente Lisboeta. Tudo o que eu preciso consigo encontrar entre Troia e Vila Franca de Xira. Afastar-me de Lisboa por mais do que algumas horas é muito penoso para mim, nem sequer consigo dormir em hotéis. Sou muito caseiro e gosto de estar sempre o mais perto possível da minha família.

Quando estiver reformado gostava de ir mais vezes a Lagos, a Madrid, talvez conhecer melhor o Alentejo e visitar o Brasil, mas não penso muito nesse tipo de prazeres.

 

16 - Maior ídolo?

O meu pai e a minha mãe, a minha coragem e a minha cultura vem deles.

 

Referências profissionais tenho várias, mas é justo dizer-se que ao longo da última década estive mais atento a Antero Henrique.

 

17- Se pudesse ter um jantar com qualquer pessoa a nível mundial quem seria e porquê?

A minha amiga Mónica Jorge. É das pessoas mais atenciosas que eu conheço. Teria que ser um almoço, porque eu à noite só saio para jantar com a minha família.


18 - O que mudaria no seu clube do coração?

No Sporting até agora as ideias da actual administração em termos de gestão financeira, gestão desportiva e mudança de paradigma vão ao encontro de 90% daquilo que eu próprio defendo para a SAD e para o Clube. Há aspectos a melhorar mas não devem ser discutidos na praça pública.

 

19 - Deixe uma mensagem para os leitores do blogue.
Desejo a todos que sejam proactivos na busca da sua felicidade pessoal e que encarem a vida com uma atitude mental positiva.

2 comentários:

sandra lopes disse...

Gostei, boas perguntas,respostas francas. Só uma coisa, fazer um filme é uma forma de arte.......há filmes que são autenticas relíquias.

Anónimo disse...

Péssimoooooooo

RP