quinta-feira, 21 de abril de 2011

Desafios Rigaboteanos #25- Será a universidade assim tão importante

Olá pessoal



Esta semana a proposta que me fizeram foi para escrever sobre se é importante ir para a universidade e tirar um curso.




Sinceramente acho que é um pouco relativo, porque por um lado podemos ir para a faculdade, até irmos para uma área que gostamos, mas depois, por ser uma área saturada, é mais complicado encontrarmos trabalho quando acabamos o curso, mas também por vezes não entramos no curso que exactamente queríamos, mas depois concluído o curso é menos complicado encontrar trabalho na área (e no fundo com o tempo até pode ser que consigamos gostar do curso)



Quem consegue tirar um curso universitário, em teoria terá mais facilidade em encontrar trabalho, já que o curso será sempre uma mais valia em comparação com alguém que não o tenha.



Sim, eu sei que muitas vezes tira-se cursos e não se consegue encontrar trabalho na área e temos que divergir nas áreas a escolher, mas acho que os cursos nunca são tempo perdido, mas sim conhecimentos adquiridos.

Qual é a vossa opinião sobre este assunto?






Fiquem bem que eu também, até amanha

7 comentários:

  1. Olá manocas, ora bem, cá estou de volta... Por um lado e como dizes são sempre experiências e conhecimentos que se adquire ao longo da vida e dos anos mas por outro lado acho que conta mais uma boa experiência prática do que a teoria e a prova está que mais facilmente se contrata alguém sem curso mas com prática do que o inverso, muita teoria e prática nula. Isto é uma opinião. Becitos a todos =)

    ResponderEliminar
  2. mais facilmente se contrata alguem sem curso mas com pratica? pois, e o pessoal que nao tem a pratica,porque nao tem oportunidade para a ter

    ResponderEliminar
  3. como dizes é um pouco relativo mas acho que ter um curso superior é sempre uma mais valia e a tendência no futuro é despedir os colaboradores sem curso superior e 'substitui-los' por jovens acabados de sair da faculdade (isto já acontece em várias grandes empresas do país). Ter um curso é sempre bom, tenhamos ou não emprego na área.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. A Universidade e um curso são uma mais valia em todos os aspectos..primeiro porque a teoria que lá se aprende vai haver um momento que a vais pôr em pratica mesmo que inconscientemente. depois, alarga-te os horizontes e dá-te capacidades para poderes e seres capaz de fazer outras coisas. Há áreas saturadas, mas os bons alunos t~em sempre saída.. neste momento um licenciado pode estar desempregado mas de certeza que é mais depressa colocado num emprego que outro que não o seja. entrar no curso errado pode-se entrar mas tens a capacidade de trocar... o meu caso não entrei exatamente para o curso que queria na altura.. porque estava no 6º ano do British School e tinha 2 anos de alemão.. logo queria ir para línguas... entrei para Estudos Portugueses e ainda andei uns tempos indecisa se trocara no final do ano... afinal comecei a gostar, comecei a aprender outras coisas e no final do ano lectivo ( Julho ) tinha as cadeiras todas feitas e com notas razoáveis...desisti do British mas nunca mais esqueci.. hoje leio um livro em inglês ou alemão na boa...foi uma mais valia que me ajudou até para o curso porque alguns livros para algumas cadeiras são em inglês ou noutras línguas... não há edições portuguesas nem brasileiras..o curso só não é tirado no tempo devido porque tal como já acontece no secundário não se estuda.. e sabendo gerir as coisas vais a festas académicas mas tens tempo para te prepares para os testes! Conhecimentos adquiridos são sempre .. seja em cursos seja na Universidade.. a universidade tem a vantagem de teres mais flexibilidade de fazeres outras coisas e dá-te as ferramentas para o conseguires.. Se vamos por aí a vida também nos ensina...Claro que há 20 anos a Universidade garantia emprego de rajada..muitas vezes nem o curso tinhas acabado já trabalhavas na área.. hoje as coisas complicaram-se.. abriram dezenas de Universidades com cursos que não lembram ao diabo e claro o mercado não absorve tudo.. mas como disse antes um bom aluno tem SEMPRE lugar...e há cursos que não tens problemas em arranjar emprego... não podes é pensar que a Universidade te garante desde logo um lugar de chefia.. todos começam por baixo.. alguns vão subindo porque são bons outros há que estão a fazer a mesma coisa desde que começaram a trabalhar1
    Agora não desvalorizes entre um curso universitario e um curso profissional..tal como não deves comparar quem tem o 9º ano e a antiga 4ª classe..
    Aliás saindo da Universidade não podem pedir pratica.. pois sabem que não a tem.. nos cursos profissionais já a pedem..

    ResponderEliminar
  6. Apaguei o comentário porque estava repetido... como pudeste ver!

    ResponderEliminar
  7. Não sei se a universidade é assim tão importante, tipo eu tirei um curso e agora estou no desemprego. Mas tirei um curso que gostava, e se o tempo voltasse atrás tirava o mesmo curso. Creio que temos que seguir o que gostamos, seja curso universitário ou não

    ResponderEliminar

O objectivo deste blog é poder discutir e debater todo o tipo de temas desde os mais sérios aos mais estranhos passado pela música.Eu gostava de tornar este espaço numa especie de mini forum onde exista interactividade entre mim e os leitores e entre eles.

Aconselho a quem comente como anonimo( sem open id ou conta blogger/google) a assinar no fim os comentários(é mais facil para o debate/diálogo chamar alguem pelo "nome" do que anonimo da hora tal)

Ninguem é obrigado a comentar, mas desde que queiram contribuir de forma séria para o que pretendo, os comentários não serão eliminados. Por isso gostaria que tentassem ao máximo comentar apenas sobre os temas dos posts,sem se dispersar muito.

apenas os comentários referentes ao post e ao seu tema serão sempre respondidos