quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Riga Debates 48 - Novas Oportunidades e o ensino superior

Ola pessoal

Sejam bem vindos a mais um Riga Debates.

Aquando da publicação dos resultados da 1º fase do acesso ao ensino superior, apareceu uma polémica por causa do aluno com a média mais alta do pais ser um aluno saído do programa Novas oportunidades: Este jovem de 23 anos teve média de 20, visto ter tirado esta nota no exame de Inglês, o exame necessessário para o curso que ele pretendia.

As queixas surgiram porque os alunos saídos das Novas Oportunidades, concorrem pelo contingente geral, que é o mesmo por onde concorrem os alunos  que fazem o 12º ano.

Os alunos das novas oportunidades basicamente apenas têm que fazer os exames das disciplinas especificas para o curso que pretendem concorrer, ou seja, é algo do género do que eu fiz como aluno externo e se tivesse tido nota na 1º fase teria também concorrido.

Eu acho que quem anda nas Novas Oportunidades e pretende concorrer á universidade tem todo o direito de o fazer, até porque faz exames exactamente iguais a quem anda os 3 anos do secundário.

E conseguir fazer o 12º pelas Novas Oportunidades, também exige trabalho e força de vontade para fazer.

Mas, o que proponho para debate é se acham justo os alunos das Novas Oportunidades( e na 1ª fase foram 530 os que entraram no ensino superior) candidatarem-se da mesma forma que quem anda no ensino secundário normal

Fiquem bem que eu também até amanha

Ps: não que estejam muito interessados, mas era apenas para dizer, que não entrei na faculdade

23 comentários:

Malvado disse...

As Novas Oportunidades são a maior fraude que se pôde fazer na Educação. É muito simples: penaliza-se quem estuda, frequenta as aulas, trabalha o ano inteiro para que um que não estudou, que nada fez e um exame permite o acesso à Universidade. Aliás a Educação está como está devido a fazer-se estas anedotas e a brincar com o que distingue um aluno verdadeiro e empenhado de um "baldas" que teve a sorte de passar num exame! Um indíviduo a obter graus académicos com um nível de exigência anedótico. Isso faz-me lembrar qualquer coisa. Penso que envolvia um exame entregue por fax e um grau atribuído a um domingo. O que é que será? Não será assim?
Estou de acordo que existam estes programas mas deveriam ser para maiores de 35 anos aí sim NOVAS OPORTUNIDADES, eu neste momento entrei com 30 anos e aos 33 queria ter tudo pronto e com boas notas, porque em três anos ando a estudar a sério e sai-me do corpo o que pago lá, como já disse não são os meus papás que me dão o dinheiro e eu depois vou para as noitadas e não estudo e depois levo 2 anos para fazer 1. Por isso falas de um aluno que a matemática era um zero e entrou para Turismo..agora no final do curso sai douturado e vai trabalhar para onde?
Isto é um incentivo para que a juventude NÃO ESTUDE!
E, quando algum pai pretende "obrigá-los" a estudar, poderão argumentar e respondem:
" PARA QUÊ? DAQUI POR UNS ANOS EM 6 MESES ENTRO NA FACULDADE! OU LICENCIO-ME NUM DOMINGO QUALQUER!".
Simplesmente lamentável o que está a acontecer no nosso país. Premiar aqueles que abandonaram o ensino em função de estatísticas e, pior ainda, penalizar aqueles que fizeram um esforço ao longo da sua vida académica. Portugal no seu melhor, faz lembrar os impostos, os que pagam vêem a taxa a aumentar constantemente e os que não pagam continuam sem pagar. VIVA PORTUGAL!!!Uma vergonha...mas infelizmente é o reflexo do nosso país neste momento. Nunca pensei que chegassemos tão baixo.Eu andei na FEUP 6 anos +12 anteriores a abdicar de muita coisa, a queimar pestanas para ter boas notas e vem um " baldas" das Novas Oportunidades e entra sem exigência nenhuma! Aliás nem escrever a língua materna sabem. NÃO CONCORDO COM NOVAS OPORTUNIDADES PARA AS FACULDADES! Analfabetos das N.O. sim mas só com o 9º ano!

Malvado disse...

Só acrescento que o nosso ensino é uma vergonha.
Se tudo é facilitado, como é que conseguimos alunos motivados e empenhados.
Ser professor é uma profissão muito ingrata, batalham para preparar os alunos para a entrada na faculdade, mas... depois vem o governo e diz aos jovens inscrevam-se nas NOVAS OPORTUNIDADES e o que fazias em 3 anos fazes em 6 meses.
VERGONHOSO - parece a história da Casinha de Chocolate!
Tenham vergonha e respeito pelos alunos que estudam e trabalham durante anos para terem o curso superior com que tanto sonharam.
Confesso que não entendo este tipo de pedagogia. Demasiado hedonística e muito irresponsável convida à não exigência, ao facilitismo. É uma mensagem essencialmente não pedagógica. Independentemente dos méritos que este jovem de Turismo ou Tradução ( curso de m**da) deve e tem que ter acho que se trata de uma propaganda que só incentivará muitos a abandonarem os estudos porque o “melhor” do país também o fez e não deixou de ser considerado como tal… os portugueses em geral e os portugueses jovens em particular adoram este tipo de raciocínios fáceis..Em vez de investir mais na educação e na formação, arranjar forma de as pessoas formadas, começarem logo a trabalhar, arranjar formas de os cursos serem mais práticos, ter mais
interligações com empresas...,etc...investe-se em alunos que deixam de estudar e entrega-se um diploma sem saber NADA!
O que interessa é o formalismo, o que importa são as estatísticas, fiquemo-nos pelas aparências pois a substância custa demasiado. Se 18 meses se substituem a 4 anos lectivos, por q razão obrigamos as nossas crianças a frequentar 9 a 12 anos de escolaridade? Se o ensino obrigatório termina ao fim de 9 anos, por que razão se exige menos a quem, em devido tempo, não o concluiu? Mentalidade de atrasados mentais.Novas Oportunidades: resultado da educação para atrasados mentais que existe neste país!
Este rapaz está a esfregar nos na cara a ridícula situação da educação em Portugal.
Mas ele é apenas o mensageiro!...o futuro está para dizer no que isto vai dar: varredores de lixo doutorados!

Malvado disse...

Quanto ao facto de tu não teres entrado.. acho que já se tinha comentado por outras pessoas por aqui a quem dizias que era tudo muito fácil! Prova provada!Facilitismo também tem limites. Fazer exames com livros de resumos é ridículo. Escrever como já te disse escreves mal ( com erros crassos de ortografia, acentuação etc..etc..) e é fundamental para qualquer CURSO saber ler e escrever. Sê sincero em média quantos livros lês por mês? Sou de Engenharia mas leio os clássicos portugueses, franceses, alemães e por aí fora sem ler Saramago. E ler parecendo que não ajuda a não dar erros, a ter vocabulário em várias áreas e a ter pensamento crítico. Trabalho mas pensas que chego a casa e vou para a net? Ou deito-me ser ler? Enganas-te! Consumo autores, devoro livros e os que me permitem no trabalho ter ideias. Lamento, porque gostava que tivesses a experiência de uma faculdade ou Instituto para veres que não podes adiantar anos nem estudar por resumos. Tens de estudar, ter ideias, fazer testes, ir às aulas entre outras coisas como trabalhos práticos que não se vendam na net! Mas não te preocupes... para o ano entras.. o Governo quer toda a gente licenciada...não sabendo depois o destino que dar aos diplomas mas é bom pelas festas académicas e pela capa negra. Porque direito a trabalhos dignos já foi tempo de licenciaturas. Não te lamentes.. vai em frente! Luta por outras coisas, ficar parado e resignado não te vale de nada.

Branco disse...

Malvado da incentivo ao rapaz , se dizes que ele é isto ou aquilo e se tem as suas dificuldades, em vez de criticar tenta mudar a maneira de ele ser...se ta errada, se calhar ta e a maneira de ver as cenas, mete te no lugar dele, eu sei o que digo, pois andei com ele na escola e sei do que falo, em vez de criticar ajuda a melhorar e a fazer ver as coisas para que um dia mais tarde digas eu ajudei a muda-lo, porque construir e difícil destruir qualquer um é capaz , ajuda o rui , e se amigo dele pessoal.....

Malvado disse...

Eu tento colocá-lo na realidade e não num mundo de fantasia em que vive. Ele tem uma visão muito própria das coisas, que por que muito que eu escreva ele diz que não o conheço, que não sei do que falo etc etc.. e depois os resultados estão à vista.Ele é crescido e tem que não depender de ninguém para resolver problemas. TODA A GENTE os tem e e não sou excepção à regra, mas sou optimista e sigo em frente. Tenho objectivos ( aliás trabalho por objectivos!) e vou sempre passo a passo atingi-los. O Riga PENSA que os problemas dele dependem da ajuda dos outros. Amigo pessoal???? Eu vivo no Porto ele é do Sul...ele tem de arranjar amigos reais da zona dele. Há pessoas muito mais limitadas ( física e psicológica) na vida e batalham sem se lamentar. Enquanto esta atitude não mudar ele vai continuar a ser assim aos 30 , aos 40...Ele tem de mudar a atitude perante a vida e actualizar-se. Não sou psicólogo.. sou Engenheiro Industrial e de Gestão. Não sei o conceito que ele tem de felicidade. Não sei as prioridades não sei nada para além do que aqui escreve. Por acaso é mentira o que disse sobre as Novas Oportunidades?? São ilusões que os governantes querem mas depois não há alternativas.Temos de ter a noção que estamos numa crise social, económica, financeira como nunca mas não vamos baixar os braços.Agora com lamentos também não chegamos a lado nenhum. Se fosse ele procurava emprego e tentava estabilizar a minha vida economicamente, pensaria em mim e nas capacidades que tenho e daí faria tudo para conseguir ser autónomo.Branco.. se eu pudesse ajudar.. eu ajudava... agora ele vê sempre bitaites e críticas no que aqui escrevo e não pensa que sou dos seguidores que o coloco perante a realidade. Como tal, ele é que deitou foguetes na entrada na faculdade e pelos vistos as notas devem ter sido fracas, para não entrara em lado nenhum. Lê os textos dos exames... eram fáceis.. eram acessíveis tinha cotações máximas.. e viu-se! Ele tem de aprender a ser realista. Hoje ou se é bom ou tem de se sujeitar. Que emprego quer? trabalhar na net? Onde? qualquer pessoa licenciada em informática lhe passa à frente no curriculum.. ele quer emprego não quer trabalho.E mais a prioridade dele parece ser arranjar amigos.Ora isso para mim é o mero acaso.. primeiro está a MINHA VIDA! ele não..Amanhã verás a resposta que me dá..

Malvado disse...

Branco: Não faço como as amiguinhas que ele diz e tanto elogia aqui nos posts. Que Vêem aqui dizem que a musica X é gira, que comentam uma linha e vão à vida delas. Eu escrevo para o colocar na realidade se ele é feliz assim..quem sou eu para mudar mentalidades e formas de ser? Hoje quem não luta não se salva nesta selva. E ele já está a começar a pagar os erros que fantasia. Eu não posso dizer a uma criança de 4 ou 5 anos que o Pai Natal não existe se ela acredita. Ela vai descobrir que não existe. O mesmo acontece com ele. Acredita em encontros da net, acredita em amigos de net, acredita que os exames lhe correram bem, se lhe digo o contrário vê o que me responde!Eu tenho amigos e amigas que NUNCA as vi lamentar e ninguém é perfeito. Também tenho limitações mas reconheço-as.Ele não.Ele apaga os comentários porque ACHA que são críticas e insultos.Onde param as amigas agora para o reconfortar???

Riga/V-1-Boy disse...

malvado

em relação as novas oportunidades concordo contigo que deviam para ser apenas para pessoas mais velhas que não tiveram hipótese de estudar e assim ficam com o 12º e se eventualmente quiserem ir para a universidade( ainda este ano vi pessoas com cerca de 50 anos a fazerem o exames nacionais) ai vão como externos. o problema neste caso foi mesmo o moss ter 23 anos.

quanto ao meu caso é assim, eu se tivesse dinheiro para ir para privada, provavelmente entrava, e não assisti a aulas, mas podia ter assistido, tanto que a prof que me recomendou o tal livro deixava-me assistir as aulas dela( mesmo eu nao sendo aluno) e disponibilizou-se para em tirar duvidas e repara eu nunca tinha tido economia na vida , eu andei sempre no 1º agrupamento( que nao tem nada a ver), e para mim foi uma vitória quase ter tirado positiva( podia ter tirado mais, mas lá está senti-me injustiçado na 1º fase e com a nota que tirei na 2ª tinha entrado na 1ª, seria no tal curso que menos queria, mas teria entrado visto o ultimo a entrar ter sido com 10. 4 e eu comcorri com 11.7).

mas sou sincero, não tou triste e se for preciso no proximo ano tento outra vez.

branco

tu por aqui? xi moss onde vieste parar.lol

Malvado disse...

Já amigas e amigos do Riga vieram aqui a dizer que eu comentava tanto que parecia perseguição...ponto final.Riga não penses que uma privada é uma universidade só para ricos ( pelo dinheiro que lhes tem de "comer") pagam para tudo, para fazer exames, para fazer recursos e os professores são os mesmos das públicas. Desculpa a sinceridade mas tu não tens capacidade ( pelo que leio) para te aguentares no ritmo de universidades. E digo isto porque tenho um grande amigo que está a tirar uma segunda licenciatura na Católica do Porto. Está farto de chumbar a determinadas cadeiras que ele tem a certeza que são acessíveis e porquê? *Porque nas privadas eles querem lá os alunos, precisam deles, facilitam-lhes as entradas mas dificultam-lhes as saídas, chumbando-os consecutivamente. Porque se os passam ficam sem os dinheiros de propinas e dinheiros de exames etc, etc. Queres fazer um exame? Além da propina elevada mensal pagas mais 50 e tal euros para ir a exame, chumbam.te com 9.4 vais à oral e ainda desces para teres de pagar o recurso etc etc..As privadas para mim é para filhos de papás que querem estar na faculdade para se irem divertindo. Lá está outra ideia errada que tens.Depois não podes acreditar que todos temos de ser doutores. Eu não sou do sistema Bolonha ( por pouco me livrei) e colegas meus estão 3 ou 4 anos e já saem com mestrado eu não o tenho e andei lá 6 ( 5 anos de frequência + um de estágio)e no final do estágio fiquei logo integrado nos quadros da empresa e hoje chegam lá cheios de diplomas e no fim vão embora. Porque hoje ninguém sabe o que é queimar pestanas, hoje vão à net fazer teses, hoje ninguém lê um livro, hoje ninguém jovem tem um espírito criativo e crítico, não sabem pensar ou então pensam que isto é uma festa eterna.Tenho um grande amigo meu licenciado ( por Bolonha) em Economia a trabalhar num balcão da MEO a vende BOX's e telefones. Porquê? porque hoje todos são doutores e o país não tem saídas para tanta gente e variedade de cursos que acham que ter uma licenciatura é o fim.. e emprego logo garantido.Já foram tempos. Aliás desde que todos tiveram tantas oportunidades de estudar é que o Ensino se degradou. Lamento a podridão. Sabes que um garoto pode passar do 8º ano para o 10º se fizer os exames e passar? sabes que hoje não se podem chumbar alunos até ao 9º ano? E que se concluiu.. andam 9 anos na escola e mal escrevem o nome.Eu tive o primeiro telemóvel aos 23 anos hoje qualquer piralha tem telemóvel, eu não tive Playstation ( hoje tenho) nem TV no quarto por isso tinha de estudar.HOJE QUEM SABE ESTUDAR?Hoje têm os livros todos resumidos eu no liceu resumia-os eu, lia-os e resumia que me permitia ler e escrever. Hoje o PC faz tudo até corrige erros quando eu estudei as dúvidas eram tiradas nos prontuários e dicionários.Tudo isto faz com que hoje a geração não seja rasca mas geração ignorante.

Malvado disse...

Queres um conselho? Tens o 12º ano tira um curso profissional médio dentro da área que gostes e não fantasies sobre cursos e universidades que se estás à espera de uma licenciatura ficas mais 10 anos como estás. Hoje há profissões que ganham o triplo dos licenciados e mal sabem escrever. Porque não criar uma nini-empresa e gerar emprego com lucros ( há créditos para isso)? porque não começar a pensar que a vida que tens não faz sentido nenhum. Sê sincero: Como passas os teus dias? Que fazes?Andas todo o dia por casa, vais à net ler umas coisitas,tens um blog, vais a outros comentar e o resto? Sê sincero é vida para alguém com a tua idade? Não podes esperar que as oportunidades te cheguem a casa via CTT. Procura, mexe-te como fazem outros.Não te desvalorizes, não metas na cabeça que não consegues, que és limitado que não podes isto e aquilo.Hoje cada pessoa tem de ser INDEPENDENTE para tudo. Desafio-te aqui a fazer um post de um dia normal teu ou mesmo de um fim de semana. Vês tv, jogas uns jogos, ajudas por casa, vais à net, dormes, comes etc etc.. mas e o resto?Verás se fizeres este exercício durante uns dias concluis que de facto a tua vida é uma monotonia.Desculpa a sinceridade mas custa ver que és novo e a tua vida não progride para lado nenhum e refugias-te em lamentos.

Dezperado disse...

Malvado

Tas completamente errado em relação as universidades privadas.

Primeiro porque não é só para meninos com os pais ricos.
Depois é completamente falso, o que dizes em relação às Univ. Privadas facilitarem a entrada e dificultarem a saida.

A univ. privadas são iguais as publicas. Se estudares passas, se não estudares chumbas.

Qual o interesse de reter os alunos na univ., finaceiros??? Além de dar mau nome à univ. ter uma % muito grande de chumbos, existe a rotação, quando uns estão acabar o curso, estarão outros a entrar no 1º ano.

Em relação ao resto da conversa, falas das facilidades da nossa juventude (concordo com alguns pontos), assim como os nossos pais falavam da nossa.

Evolução...tem coisas boas e coisas más.

Riga

Não fiques parado a lamentar-te porque não entraste este ano. Procura trabalho, dentro dessas limitações que falas. Mas quanto mais tempo ficas trancado em casa, pior. Arranja um trabalho, e aí irás conhecer novas pessoas, além de criares outras rotinas no teu dia a dia que vão ajudar-te a esquecer todos os problemas que vão surgindo.

Riga/V-1-Boy disse...

eu neste momento sei que o que tenho que procurar a nivel de bules ou cursos que levem a bules tem que ser algo de escirtório, á que cenas que envolvam parte fisica já sei que não posso.

call centers estão um pouco de parte por um lado porque não sei vender cenas por telefone e não me vejo a vender cenas em que não acredito ou que não compraria e juntando o problema da dicção não dá.

eu ando á procura de bules, mesmo que sejam part times, farto-me de responder a anuncios e enviar cvs, mas muitos esbarram numa cena: experiencia, pedem experiencia de 2 anos, experiencia de nao sei quanto tempo, ora a experiencia que tenho é mais ou menos 2 meses a trabalhar em supermercados( fui para lá para demonstrar a mim mesmo que seria capaz, mas as vezes encontrar certo tipos de chefes, é complicado.) o que não ajuda muito, até porque foram os unicos sitios onde consegui alguma coisa.

e no iefp nao tenho tido sorte: quando me chamam para bules é normalmente para reposiçao em supermercados, mesmo eu tendo lá no processo a dizer que nao posso ir para nada dessas coisas, as outras vezes que me chamaram 1 tou desde janeiro á espera que me chamem para ir lá porque quando liguei a sr dona chefe estava muto ocupada para receber alguem que vinha do centro de emprego, depois pediran-me para enviar o cv para analisar e nunca mais me disseram nada( dessa empresa queixei-me no centro de emprego) e a outra fui ao local, mas esueceran-se de avisar o centro de emprego que já nao precisavam de ninguem.

ainda pelo iefp fiz um curso de tecnico de marketing e atendimento a clientes supostamente para irmos para o dolce vita tejo, quando fomos à entrevista o que nos proposeram foi ir fazer reposiçao para o supermercado ou trabalhar na peixaria...resultado nenhum dos que fez o curso quis ir para lá , porque sentimos que andemos a perder tempo.

Malvado disse...

Dezperado não estou completamente errado em relação às Privadas porque tenho lá amigos meus e sei que os mesmos professores da Católica dão aulas na Pública, com as mesmas cadeiras com o mesmo blá blá e na privada chumbam e na pública passam!As privadas tal como qualquer empresa privada tem de gerar lucros, vivem do e para dinheiro. Não sei como um aluno que entrou para Direito com média de 15 e tal na Católica no Porto tira 8 e 9 para ir à oral e chumba e outros na Pública passam com o mesmo prof com 13 ou 14. Acontece o mesmo nos Colégios privados onde servem bem mas pagam-se bem dos serviços que prestam. Se é privado ( nada tem a ver com o Estado) ou gere dinheiro ou fecha. Vê o que aconteceu a tanta fábrica que fechou.. não gere dinheiro vai à falência. Nas privadas já entram só os ricos porque têm dinheiro para andar lá.Não venhas com teorias de que um aluno de 15 na entrada entra na privada e fica "burro" para fazer as cadeiras. Só os lucros que dão exames e recursos, fora propinas e serviços! Não é questão de estudo é de facilitismo ou não.Ali em caso de dúvida chumbam porque sabem que o aluno vai tentar fazer a cadeira. Vê se conheces alguém da Portucalense e pergunta-lhe a escandaleira que acontece com as notas e pautas e não acredito que em 80 alunos só uns 10 passem com notas miseráveis. Ou és dos que pensam que só entram para a privada quem é "burro"??? Consulta as médias dos cursos e verás!

Dezperado disse...

Malvado

Eu falo porque tirei o meu curso de gestão de empresas na privada, não porque tenho um amigo em A B ou C.

Primeiro não tenho pais ricos e fui para uma privada.

Segundo, dizes muito bem, os exames são pagos... mas também só vai a exame quem chumba nas frequencias, ou seja, se estudares não precisas de andar a pagar exames.

Não conheço a Univ. Catolica do Porto, mas lembro-me bem na Univ. Catolica de Lisboa, que na minha altura ficava no ranking à frente do ISCTE e do ISEG que são publicas...daí o grau de exigencia ser ainda maior.

Tens razão que as universidades privadas servem para gerar lucro (assim como qualquer empresa privada), mas não é a chumbarem os alunos para eles pagarem exames, que vão gerar esse lucro. Para eles é melhor esses alunos passarem do que chumbarem.

Porque uma universidade que apresenta uma % grande de chumbos é de desconfiar, assim como quando apresentam uma grande % de sucesso. Ou seja tem de haver um equilibrio.

Achas que para a universidade, na optica do lucro, prefere andar a arrastar um gajo num exame, ou prefere que esse passe, acabe o curso e de espaço a outro que vai entrar e vai pagar as propinas mais 3 ou 4 anos???

Mete a univ. catolica de parte, compara um curso qualquer entre uma universidade publica e privada e vais ver qual é mais dificil de acabar.

Malvado disse...

Dezperado: como são privadas cada uma sabe e tem regulamentos próprios. Aqui no Porto é assim. Devem como qualquer empresa ter percentagens para passar ou chumbar! Aliás um aluno que vá 3 ou 4 vezes tentar fazer a cadeira acaba por mudar ou desistir. Há Universidades privadas de prestígio como as que não têm pristigio nenhum.. tal como nas públicas! Não queiras comparar até porque o mesmo curso não tem a mesma média em nenhuma. Vê as notas de entrada para Economia ou Direito ou Medicina..Lisboa Porto e Universidade do Minho. A do Minho tem média mais alta para medicina do que Lisboa por exemplo. Cada Faculdade tem regras próprias tal como outras empresas. Os objectivo é o mesmo gerar dinheiro, dar lucro. Dá mais lucro numa privada um aluno que chumbe do que nunca vá a um exame. Logo.. não podem passar tudo e tentam ao máximo mantê-los que são esses que dão lucro! Já na Publica sim.. quem estuda consegue e não paga por isso! A empresa onde trabalho tem objectivos se se conseguirem atingir temos bonificações se não repensa-se quem está e não produz!Hoje infelizmente o dinheiro é o mais importante. E garanto-te que um dos critérios para ficar lá trabalhar ( nem que seja a contracto)é a Universidade onde tirou o curso.

Anónimo disse...

Oh malvado vai para o raio que te parta(RTP), as univ privadas não são só para filhos de pais ricos. Eu tirei um curso de saúde numa privada e não sou filha de pais ricos nem andei a divertir-me. Se nos lixam, isso tens razão lixam a dar com um pau, fazendo por vezes chumbar quando podiam-nos passar, mas no entanto saimos com conhecimentos. Posso dizer que onde estudei, eles estavam sempre disponiveis a tirar duvidas (excepto os sacanas) mas pronto.

Riga: tu tb vai para o RTP. Call-centers não são só vendas. Eu estive no apoio ao cliente e NÃO eram vendas.

Dezsperado:
Depende das universidades eu tinha frequencias e tinha de ir a exame para passar.

MP

Riga/V-1-Boy disse...

mp

o rtp era escusado

e sim eu sei que tiveste num call center e que não era vendas, mas grande parte são e com a minha cena da dicção não é 1 grande ideia ir para um

Sofia disse...

Malvado, eu andei numa privada e não foi por ser rica nem por não ter notas para entrar numa pública, até porque no meu ano fui a pessoa que entrou com a média mais alta. Foi pq, estupidamente, para o curso que tirei (Psicologia), pediam biologia ou matemática como específicas para as públicas, e eu era de humanidades. Não sei se não terás alguma razão no que dizes, é possível que tenhas, mas eu nunca chumbei a uma cadeira que fosse e, não tendo frequentemente notas brilhantes, acabei com uma média acima do razoável. De resto aquilo era uma chulice pegada, faziam-nos pagar por tudo, e eu acredito que seja mais por aí que a universidade tinha lucros... não havia muita gente a chumbar nem notas excessivamente baixas, não mais do que noutras faculdades de onde conheço pessoas (públicas e privadas). Mas tb pode ter a ver com a área, não faço ideia. Conheço quem ande na Portucalense, noutra área, e pelo que sei há um certo grau de dificuldade mas tb há boas notas, tal como acontecia na minha...
Quanto às Novas Oportunidades, acho realmente injusto que um aluno tenha de estudar 3 anos para fazer os exames que lhe dão uma parte da nota e entrar para a faculdade, e outras pessoas apenas tenham de fazer uns meses para fazer os mesmos exames e ir para a faculdade. É como tu dizes, assim qq aluno de secundário pode pensar que nem vale a pena o esforço e andar a brincar, até pq muitos não sabem ainda bem o que querem seguir...
E pronto, era isto.
P.S.: tu és engenheiro, mas eu sou psicóloga, e posso dizer-te que tens alguma razão no que dizes :P

Malvado disse...

MP: quando conseguires perceber o que escrevi falas. EU NÃO DISSE QUE ERA PARA RICOS..mas foste para a privada porquê? Porque na Pública não tinhas média...certo? Nunca vi ninguém na privada sabendo que entrava na Pública. Ou tem dinheiro a mais ou...sei lá.. eu Se posso pagar 100€ de propinas não faço opções de pagar 200€ e na pública não pagas exames! Se por lá andaste depende da que frequentaste.Como disse Há Universidades privadas que não têm credibilidade nenhuma no futuro outras há em que tens lugar garantido. E estás a falar na tua área onde há falta de pessoas!Enfim. Se começam já aqui afalar disto fico-me por aqui.. o POST era : NOVAS OPORTUNIDADES.. onde está a tua opinião. Vens aqui feito chefe defender Universidades tipo Fernando Pessoa ou Independentes de cursos tirados ao domingo por fax? Toquei na feriada. Verifica a data do canudo antes que seja tarde!
Para mim era post eliminado!
Sofia: falei no geral não particularizei nem disse que alunos brilhantes iam para a Pública ( pelo contrário) bons e maus há em todas. Foste excepção! E há os que optam pela privada por isso mesmo: tirar o curso que gostam!Mas que as despesas são diferentes, são!

Unknown disse...

tanto os alunos de ensino normal, profissional e privado têm que ter as mesmas oportunidades para concorrer para a universidade que queiram, ninguém pode ser mais ou menos que os outros

Anónimo disse...

malvado:
ponto um "Ou tem dinheiro a mais ou...sei lá.. " se pensasses um bocadinho percebias q por vezes mais vale pagar um bocado a mais na educação do que em rendas e etc etc etc.
Ponto dois: Não, não há falta de pessoas, há excesso. Ou pelo menos alunos de cursos profissionais q tiram vagas.
Ponto três: a Independente fez bons engenheiros que NÃO pagaram pelo curso. Conheço muitos.
Coitadinho és um frustradinho que vem falar mt bem de si e mal dos outros todos, mas pronto.

Riga, pronto apanhaste-me numa altura má e levaste um RTP sorry :P

Malvado disse...

Anónimo: Se ouviste à bocado O Primeiro Ministro percebeste que pelo menos estudar ou não estudar hoje o destino é salários baixos, desemprego para os próximos tempos. Ponto dois já estás a entrar na área do insulto que não é esse o objectivo do post!Tiraste o curso numa privada? tens emprego? Então podes considerar-te feliz... embora a área da saúde seja vaga e andam para aí sempre em greves e manifs.. é porque afinal as coisas excepto para os médicos não andam muito bem. Nunca fiz greve, nunca me queixei do trabalho. Faço o que SEMPRE QUIS e não precisei de pagar mais por isso nem sair de casa!Economizei em duplo.
A seguir : o excesso de doutorados retira empregos a cursos médios que lhes passam à frente!Foi o que escrevi. Percebeste mal. Quanto ao RTP e frustrado lá saberás do que gostarias de ser e não és. Há palavras que no meu dicionário que nunca são utilizadas. Eu NÃO FALEI MAL DE NINGUÉM. Acho que estás a precisar de umas umas aulas de português para aprender duas coisas: interpretar textos e saber ler nas entre-linhas.E acaba aqui.
Sê feliz na tua área faz o teu melhor que eu faço o mesmo na minha!

Malvado disse...

harlem_angel: concordo com todos terem oportunidade mas tens de ver que nem todos têm as mesmas oportunidades nem capacidades. Tens de perceber que ninguém é mais que ninguém por ser doutor ou engenheiro ou varredor do lixo. Respeito-os a todos porque preciso tanto de um médico como do homem do lixo.Isso é típico de uma mentalidade de antigamente. Vai uns dias para a Suécia ou Noruega e vê se se distinguem. O problema de Portugal é esse TODOS querem ser doutores nem que seja de fax ao domingo e fazer questão de escrever nos Multibancos Dr. ou Engº X ou Y e serem tratados de forma superior.Olha para países desenvolvidos e verás que doutores vão de bicicleta trabalhar. Aqui seria um escândalo! Mentalidades dessas não. Fazia bem umas viagens a países desenvolvidos para se ver porque o são. E não ver tanta telenovela que começa como mordomo acaba em administrador e é doutor!Não são as oportunidades mas mas as capacidades e conhecimentos que hoje não se têm! Não misturem cebolas com repolhos!

Malvado disse...

O post era sobre o quê afinal???