quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Desafios Rigaboteanos #3 Censura na Internet

Ola pessoal

Esta semana nos Desafios Rigaboteanos, temos um tema proposto pelo Malvado.

Como percebi que nestes desafios conseguem-me sempre complicar as coisas, nesta semana não foi excepção e confesso que não entendi que pontos ele queria que eu focasse.

Desde o 25 de Abril que existe liberdade de expressão mas, em especial na Internet, seja em fóruns, blogs, comentários de noticias em jornais, muitas vezes existe abuso por parte de quem comenta, escudando-se na "liberdade de expressão".Eu por abuso entendo o insulto gratuito que muitas vezes acontece.

Em termos de caixas de comentários  de jornais online, não sei como funciona, mas acredito que os comentários sejam filtrados várias vezes para se conseguir manter o nível.... e mesmo assim grande parte das vezes não é possível( digo isto porque gosto de ver vários jornais online e algumas vezes leio os comentários que estão feitos às noticias).

Em termos de fóruns e blogs, acho que depende do critério  de cada pessoa que gere o espaço. Conheço quem tenha moderação activa e que  não aceita comentários em tom de gozo, insulto, ou como se diz para "avacalhar", outros não têm moderação , deixam entrar tudo, mas eliminam os comentários em que o nível baixa.

Pessoalmente, eu aqui no blog funciono dessa forma, deixo comentar á vontade, mas reservo-me o direito de eliminar os comentários que não estejam no contexto do post, ou em que o nível atinja o insulto e7 ou o gozo comigo, ou com outras pessoas.

Fiquem bem que eu também até amanha

Ps: não sei se o tipo de conteúdo pretendido era algo deste género, mas  tentei falar no tema.

15 comentários:

Malvado disse...

Não era bem isto que eu pretendia que falasses uma vez que isto é algo tão local e restrito que nem considero censura. Referia-me a Censura verdadeira à escala mundial. Queres exemplos?
No que diz respeito à informação política, a China- conhecida por ser um dos países com mais sofisticados meios técnicos de ciber-repressão, Irão, Iraque, Tunísia e Vietname são os estados onde os governos exercem uma vigilância mais apertada.E onde a verdadeira censura existe. Não é feita por puritanos que só mantêm o que lhes agrada-como tu! Nos jornais portugueses os comentários são denunciados e os IP's dos PC ficam registados.
No Sudão e a Arábia Saudita, por exemplo, estão entre os países onde são mais censurados os sites com conteúdos relacionados com sexo, álcool ou outras práticas com implicações sociais e questões religiosas. Aqui não.. aqui é a questão de achares que mandas, podes e queres...como se fosses o chefe.. de um blog que lendo os posts um mês fica-se logo a conhecer-se o tipo de pessoa que és- carente, infeliz, e um pseudo-escritor!
Há países que usam filtros apenas de forma temporária ou selectiva. Na Bielo-Rússia, o Governo decidiu uma vez bloquear o acesso ao site do principal partido da oposição.
Há ainda que há algumas ferramentas online às quais o acesso da generalidade da população é negado ou vigiado: é o caso dos Google Maps ou do serviço de chamadas por Internet Skype..mas meras questões políticas. Que o Google não é blog é um instrumento de trabalho, um motor de pesquisa. Aí sim é censura. Censura não são insultos gratuitos! Censura é Na China, que é o segundo maior país em termos de cibernautas, companhias como a Google, Microsoft e Yahoo! cederam às imposições das autoridades locais como forma de conseguir aceder a esta importante fatia do mercado global, que afectam globalmente o planeta. agora o teu blog afecta o quê?Quem? Só a ti
porque aqui escreves ( mal) o que TU achas não admitindo opiniões contrárias!
Na China, o google auto-censurou algumas expressões, a Microsoft fez o mesmo na sua plataforma de blogues e a Yahoo! cedeu às autoridades dados pessoais que levaram à detenção de dissidentes políticos. Por isso não faças comparações de blogs e jornais com censura pura e dura!
Para terminar acho que a Internet é o mais democrático meio de expressão que existe no mundo inteiro, o único em que os seus utilizadores, em vez de meros receptores passivos de uma interpretação da realidade feita por terceiros (tu neste caso), são também eles participantes activos na explicação e interpretação dessa mesma realidade.Neste blog (?) funciona como pseudo-livre (livre apenas para ti que o controlas) deformas e condicionas a visão que as pessoas fazem do que escreves. " EU QUERO; EU POSSO E MANDO" como acontece por vezes encontrarmos pessoas mais broncas que fazem dos outros parvos. Arranjas pretextos para tentar atacar aquela que é a maior fonte de informação livre no mundo inteiro e nada mais. E termino com isto:
O direito à censura não é um direito mas sim um anti-direito inimigo de uma das liberdades essenciais do homem: a liberdade de expressão. Não me venhas com teorias de 25 de Abril que a net existe antes disso!Afinal deixa-me fazer-te uma pergunta: que critérios tens aqui para apagar comentários? O não te agradar ler a verdade? Olha ao espelho e verás. O teu direito de eliminar é demasiado fraco e espiritualmente pobre para exerceres censura!

Malvado disse...

A palavra censura vai muito mais além de blogs e escritas pessoais!Não confundas cenouras com liberdade de expressão nem burros com os seguidores. Aliás para que queres os seguidores , se nada aqui dizem?? Devem seguir para se rirem!Para que contabilizas as visitas se a maior parte vê o título e muda de link? Novas regras para “controlar” um meio essencialmente democrático são absolutamente dispensáveis.. principalmente num blog onde se resume a meia dúzia de pieguices a outras tantas desgraças que acontecem na tua vida!
Tenho como cidadão, o dever moral e ético de dizer um “não rotundo” à disfarçada tentativa de censura na Internet. Do contrário, vais no blog aprofundar o estado de trevas para o qual caminhas. A inquisição e a Idade Média já lá vai. Deixa as pessoas comentarem à vontade o que quiserem , pah! Cresce!

Malvado disse...

Como eu digo: a iliteracia é a maior desgraça deste país!O saber escrever o nome não quer dizer que se seja culto.

Riga/V-1-Boy disse...

eu já disse antes, que apenas muito raramente apago comentários e quando o faço é a anonimos que não assinam os comentaros ( quando eu tenho 1 informação que diz para quem comentar em anonimo assinar o comentário e que insultam quem aqui comenta e gozam com o que é escrito, quando o que escrevo são desabafos doq ue me vai na alma, já que pelos vistos aqui é a unica forma que tenho de desabafar.

E quando começam a descer o nivel, normalmente apago, mas nao significa que eu tenha sempre razao, eu aceito as opinioes dos outros ( se nao aceita-se provavelemente nao ficava aui nenhum comentario teu, porque tu arranjas sempre algo para criticar)

eu não sou escritor por isso escusas de me chamar pseudo escritor e quanto aos "criterios editoriais " aqui do blog, eu tenho 1 teoria: se existe quem tenha blogs para mostrar fotografias dos ultimos sapatos que comprou ou da ultima maquilhagem, porque nao posso escrever sobre o que sinto, sobre temas e noticias da actualidade e sobre música?

quanto ao post nao ser o abrangente que querias, eu normalmente peço os topicos a abordar por alguma coisa: é para saber sobre o que querem que especifique mais. a ideia do desafio é isso: darem-me um tema que normalmente nao abordo aqui e darem-me linhas que querem ver abordadas e depois eu tenho que construir o texto com base nisso. se eu soubesse que querias assim tão abrangente existem pontos que falaste , que eu teria falado, assim apenas pensei que te referisses em termos de censura ao nivel de blogs

A Loira disse...

Eu entendo por abuso exactamente o mesmo que tu, no meu blog, não há censura e espero nunca ter de moderar comentários.

A Minha Essência disse...

Bolas! Mas vim directa para o manicômio?!

Riga, assim espantas os teus seguidores rapaz! Isto que estou a ler aqui não é comentar de uma forma saudável nem pouco mais ou menos! :S

Desculpa a minha franqueza.

A Minha Essência disse...

Riga,

Respondendo ao teu comentário deixado no meu blog:

Sabes, o espaço (blog) é teu! Como tal cabe a ti saber/aceitar o que efectivamente interessa para o blog. Nomeadamente comentários construtivos para o teu espaço e consequentemente para ti. Mais ninguém!
É que francamente (falo obviamente por mim) quando cá venho, só de ver este aparato perco logo a vontade de comentar e até de voltar. Estou a ser totalmente franca contigo já que foste ao meu blog dar uma explicação. Deve ser o mínimo que esperas de mim, franqueza!
Mais uma vez desculpa as minhas palavras, mas acho que são fundamentais. :S

Riga/V-1-Boy disse...

ISTO VAI EM CAPS , QUE É PARA SE VER BEM

A PARTIR DESTE MOMENTO, EM QUALQUER POST, TUDO O QUE SEJA COMENTÁRIO FORA DO ASSUNTO DO POST(NOS DEBATES, DESAFIO A ACTUALIDADE E OS POSTS NORMAIS, O ASSUNTO EM QUESTÃO; NO ALTERNATIVE AS MÚSICAS OU A PARTE DE TEXTO QUE LÁ EVENTUALMENTE ESTIVER. E NO RMA A MUSICA, LETRA VIDEO OU A RESPOSTA AO DESAFIO) SERÃO ELIMINADOS INDEPENDENTEMENTE DE QUEM O FAÇA, SALVO EXCEPÇÕES QUE ME POSSA VIR A INTERESSAR.

POR ISSO QUEM GOSTAR DE COMENTAR AS COISAS( SEJA PARA O BEM OU PARA O MAL DESDE QUE ESTEJA RELACIONADO COM O POST) É BEM VINDO, OS OUTROS SETINHA VERMELHA NO CANTO SUPERIOR DIREITO DO ECRAM E ESCUSAM DE VIR POLUIR ISTO.

EU TENHO SIDO MUITO PACIENTE COM OS CONSTANTES ABUSOS E FALTAS DE RESPEITO QUE TÊM ACONTECIDO, POR ISSO SE QUEREM DISCUTIR ENTRE VOCES TROQUEM MAILS E ANDEM Á PORRADA Á VONTADE E DEIXEM VISITAR E COMENTAR AS COISAS QUEM VEM AQUI POR BEM.

Malvado disse...

1ª Resposta ao Riga: Fazes bem desabafar aqui é uma forma de aliviar o que tens e como te sentes, mas como disse os comentários que apagas não passam de pseudo censura. Quem o faz pouco ou nada se deve sentir afectado! Critico para que possas pensar melhor e ver que há opiniões diferentes das tuas. nunca te insultei, nunca desci o nível como o fazem os comentários que ME fizeram depois! Aí já não te importa que desçam o nível!!! Mas não me afectam " vozes de burro..."
Resposta 2-Arnaldo: Não percebo nada de agricultura por isso nabos, tomates, rabanetes e afins deixo para a tua área!Se sou puto agradeço o elogio, com 32 anos é um sinal de juventude, de rebeldia !( Nabo, imbecil e puto não é descer o nível.. óh Riga?) Mas deves ter escrito o Arnaldinho o posto no Wc , sentado na sanita a olhar para o espelho porque não me conheces e desatas ao insulto. Como serás tu? Eunuco? mentecapto? Baixo, caixa-de-óculos?gordo? Não sei, inteligente não és que nem comentaste o assunto, convinha mais chegar aqui e insultar opiniões! E o burro sou eu?? "presseguição."revela que nem a tua língua sabes escrever ( queres ver que és doutorado nas Novas Oportunidades?)Tem pena de ti porque de mim poderás ter é inveja! Entendes ou é preciso ir ao Paint fazer um desenho?
Resposta ao "r" : Trabalho numa empresa sim, multinacional e limpezas não é bem a minha área uma vez que a Faculdade de Engenharia do Porto ( FEUP) ainda não há cursos e licenciaturas ou mestrados em limpezas. Deixo isso a cargo de entendidos como tu.. vassouras e esfregonas... mas garanto-te que tanto respeito a mulher da limpeza como o médico porque preciso de ambos, não menosprezo nenhuma profissão, pelos vistos deves viver na Idade Média e a sociedade ainda está estratificada..e pertencerás à plebe ou algum nobre. Na minha empresa sou o que sou na minha área - industrial e gestão- não entendo de mais nada. E o curso, basta ires à net e veres a média de entrada e facilidades em administrar empresas, que por acaso a minha é estrangeira. Permite-me viajar, ter carro próprio entre outras regalias. Já tu.. não faço ideia, mas como sugeriste limpeza.. serás tu que entenderás do assunto!Não tenho subalternos porque o trabalho é feito em equipa! Frustrado sou que vivo num país de analfabetos e gostam de se fazer por inteligentes. Comentários estão à vista. Alguém falou de CENSURA?Outro que cá veio para poupar conta no psiquiatra e descarregar em mim.Falar do tema? Não interessa.. vem-se a um blog insultar outros!
Resposta à "essência" completamente de acordo. Vem-se ao blog não para ver opiniões mas insultos, só pode ser gente que não tem vaga no Júlio de Matos!
Eu sempre que aqui tenho vindo nunca insultei ninguém, nunca me meti com ninguém excepto com o "chefe" deste espaço, dou a minha opinião sobre o que é dito no post!

Malvado disse...

Completamente de acordo contigo! ou comentam o tema ou eliminados! Se fores ver.. tens 10 comentários .... QUANTOS FALAM NO POST? Lixeira com eles... aliás é o único blog que sigo onde isto acontece. Não se comenta o que é posto em discussão mas sim insultos! Nisso estou COMPLETAMENTE DE ACORDO!

Malvado disse...

Não se confunda liberdade de expressão ( que seria neste caso ter opiniões diferentes ao que foi dito por ti no post) com censura. A liberdade é um direito mas também tem limites.A liberdade de expressão é um dos direitos mais importantes da sociedade moderna. Nós hoje não sofremos da sua falta, não temos os textos censurados, manipulados, cortados, proibidos. Aliás, graças à internet, aos blogs, podemos até dizer que caímos no extremo oposto e vivemos uma bebedeira de liberdade de expressão.
Acho que lemos as critica muito os preconceitos, mas eles são indispensáveis. Qualquer assunto, corrente ou inesperado, é por nós classificado em tipos pré-concebidos, enfrentado com raciocínios habituais, encaixado em modelos familiares orientados por: educação, cultura, ideologia. Elas são definidos pela religião e a cultura, mas também pela televisão e jornais, escola, meio social e grupo de amigos. Perante os comentários de hoje aqui o blog é comentado para se insinuarem suspeitas, esboçar relações sugestivas, aduzir aspectos reais mas laterais, contrói-se um edifício atraente ( blog) de meias-verdades, deduções deficientes, teorias possíveis. O resultado é infâmia.
É este o objectivo que aqui tens? Ter um blog para as pessoas virem insultar e fazer deduções básicas a quem tem uma opinião???

Riga/V-1-Boy disse...

malvado

bem deste post, ja andei na limpeza

e volto a dizer a ti nunca apaguei comentários, e não sou contra as opiniões contrarias.

mas até agora avisava que os apagava, a partir do "comunicado", tudo o que não se inserir no que lá está desaparece sem aviso.

eu não ponho moderação aqui, mas é preciso que tenham juizo a comentar.

e á essencia já apaguei, à (r)ita também, por isso não é por ser pessoal com o qual me dou bem que não irei apagar, é válido para toda a gente

Anónimo disse...

Quando propuseres temas indica os tópicos que queres ver abordados...entendo que tiveste dificuldades porque o tema era muito abrangente e certamente levou-te a pensar que o escolhi em função de aqui eliminares e apagar posts... mas se houver uma próxima oportunidade eu sugiro e assim vais ver que se torna mais fácil comentar. Como te disse a Censura que é feita em certos países não facilita a vida a quem trabalha ou faz trabalhos de pesquisa, impede a que tenham ( como nós temos) o acesso a montes de informação! Tu se quiseres fazer uma pesquisa sobre o que quiseres tu fazes... tens acesso para trabalho, blog, estudos... e eles não!
A propósito: Já começaste as aulas ? Ou ainda andas de férias?

Malvado disse...

*

Riga/V-1-Boy disse...

tecnicamente ainda tou de ferias, so na proxima semana saberei se entra na uni e o curso só começa dia 2.

de resto no proximo desafio, pela regra nao podes entrar, mas entras no outro a seguir se acertares na pergunta.